Navegação Ciências Humanas por Assunto "Autoria"
Resultados 1-20 de 20
-
Alfabetização, produção de textos e autoria
(2013) [Trabalho de conclusão de especialização]O objeto de interesse desta investigação diz respeito às interfaces entre alfabetização, produção de textos e autoria, visando analisá-las e compreendê-las. Tal objetivo se desdobra em outros três: identificar movimentos ... -
Ambientes de autoria como possibilidade para múltiplas alfabetizações
(2012) [Trabalho de conclusão de especialização]O presente trabalho monográfico trata das possibilidades de utilização do Squeak no Ensino Fundamental (séries iniciais) como uma ferramenta de autoria que apoia as múltiplas alfabetizações. Este estudo foi desenvolvido ... -
Analisando blogs de sucesso com vistas a idealizar seu uso pedagógico
(2011) [Trabalho de conclusão de especialização]A transformação que a sociedade moderna está passando exige cada vez mais a inserção das TICs na prática pedagógica do professor, inovando estabelecendo a comunicação, enfatizando uma aprendizagem coletiva, tendo a interação ... -
Autoria de material digital : possibilidades de protagonismo na ação docente
(2015) [Trabalho de conclusão de especialização]Os computadores, há mais de 30 anos, vêm sendo inseridos na escola como uma ferramenta pedagógica capaz de auxiliar os processos educacionais. Na evolução dos estudos da temática, pensadores como Seabra (2010), Teixeira ... -
Autoria e colaboração com o uso das Tic na escola rural: um estudo de caso da inclusão digital na EEEF Júlio de Castilhos
(2012) [Trabalho de conclusão de especialização]A presente pesquisa de caráter qualitativo, pretende analisar a promoção da autoria e colaboração na prática pedagógica numa escola rural integrando as TIC no processo educativo. Para isso, propõe um estudo de caso envolvendo ... -
Blogs como ferramenta pedagógica e de autoria
(2010) [Trabalho de conclusão de especialização]O presente trabalho tem como tema os blogs, como ferramenta pedagógica e instrumento de autoria. Tem como objetivo estudar a interação dos educadores em seus blogs e de que forma estão utilizando esta ferramenta em sua ... -
Blogs-portfólio e autoria : modalidades de relações e diálogos no PEAD/UFRGS
(2010) [Trabalho de conclusão de especialização]Este artigo apresenta um estudo sobre o papel da tutoria e suas relações na construção e utilização dos Portfólios de Aprendizagens no contexto do Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância da Universidade Federal do ... -
A construção do conhecimento através das tecnologias educacionais - contextualizando a ação educativa e pedagógica: um estudo com os alunos dos anos finais da Escola Estadual de Ensino Fundamental Dinah Néri Pereira
(2012) [Trabalho de conclusão de especialização]A presente monografia tratou da construção do conhecimento com o uso das TICs no processo ensino-aprendizagem partindo de um olhar atento de gestora escolar e professora de Educação Artística. Através do trabalho realizado ... -
Do outro lado da história : uma experiência literária e digital
(2019) [Trabalho de conclusão de especialização]Essa monografia tem como principal objetivo identificar a contribuição que a utilização do Editor de Texto Coletivo (ETC) pode proporcionar no processo de construção de um texto literário. Em consonância com esse objetivo, ... -
O educador-autor e o uso de blog para a aprendizagem de temas de Ciências Naturais e Biológicas nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio
(2015) [Trabalho de conclusão de especialização]A presente monografia tem por objetivo descrever como estão organizados os blogs para a aprendizagem de temas das áreas de Ciências Naturais e Biológicas nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Para isso, ... -
Era uma vez : histórias infantis clássicas, novas metodologias e tecnologias
(2015) [Trabalho de conclusão de especialização]A presente monografia pretende avaliar a contribuição do computador como tecnologia digital em uma atividade de releitura de histórias infantis clássicas, como forma de incentivo à autonomia e autoria dos alunos. Sabe-se ... -
Ferramentas de autoria : cmap tools – uma proposta de avaliação do processo de ensino e aprendizagem
(2015) [Trabalho de conclusão de especialização]Esta escrita representa a aprendizagem das regras de construção, formas de elaboração e aplicação dos mapas conceituais de tal modo que haja a possibilidade de identificar como o Cmap Tools pode ser utilizado no dia a dia ... -
Letramento e autoria dentro das aulas de informática educativa na turma do extraclasse com ferramentas digitais
(2015) [Trabalho de conclusão de especialização]Este trabalho tem como objetivo apresentar a análise realizada sobre a caminhada de dois alunos do extraclasse, de uma escola particular de Porto Alegre, na construção de materiais digitais e suas descobertas sobre o que ... -
A narrativa moderna das fanfictions : em foco a comunidade virtual nyah
(2010) [Trabalho de conclusão de especialização]O presente trabalho propõe estabelecer um olhar sobre a construção narrativa que acontece em uma comunidade virtual denominada Nyah Fanfiction1 – Histórias Reais de Realidades Alternativas visando entender como se dão os ... -
O papel da escola na formação de prosumidores : um estudo de caso na Escola Municipal de Ensino Fundamental Angelo Chiele
(2010) [Trabalho de conclusão de especialização]Esta monografia realiza uma análise sobre o potencial para autoria dos alunos, professores e as mídias nos projetos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Angelo Chiele, situada em Farroupilha – RS. O diagnóstico realizado ... -
O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação aliadas à autoria: uma pesquisa na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Leonor Rosa
(2012) [Trabalho de conclusão de especialização]As tecnologias estão presentes na vida de todas as pessoas e é fundamental que elas estejam também integradas à escola como instituição, que deve ser capaz de utilizar as mídias como ferramenta pedagógica que contribuirá ... -
Uso do blog nas séries iniciais : espaço para autoria
(2010) [Trabalho de conclusão de especialização]Em dias atuais, o uso das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) torna-se extremamente necessária para promover uma aprendizagem mais eficiente e interessante. O blog na educação permite tornar a aprendizagem ... -
O uso do software educacional como suporte de produção e autoria no ensino fundamental
(2012) [Trabalho de conclusão de especialização]A sociedade exige uma escola diferente, uma escola que ofereça possibilidades ao aluno de saber conhecer e saber fazer, por isso a pesquisa foi baseada em um estudo que busca meios para que o professor possa oferecer ao ... -
O uso do vídeo nas classes multisseriadas : promovendo a autoria
(2010) [Trabalho de conclusão de especialização]O presente trabalho teve por objeto de estudo analisar os desafios da educação nas escolas multisseriadas, assim como sua evolução histórica, sob a ótica da legitimidade e da identidade própria dessas escolas, além de ... -
O vídeo na construção e expressão dos saberes
(2012) [Trabalho de conclusão de especialização]Este estudo versa sobre um tema contemporâneo: a utilização das tecnologias digitais no universo escolar. Ao mesmo tempo em que a escola vive angustiada para manter-se como um espaço onde a aprendizagem ocorra de forma ...