• O blog como ferramenta para a construção do saber coletivo 

      Silva, Delmar Arnau da (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho refere-se ao uso das mídias para a construção do saber coletivo. Tendo em vista o alto uso das TICs, esta pesquisa procura inserir as mesmas ao meio educacional, fazendo uso de um blog como veículo de ...
    • Impacto da tecnologia nas práticas pedagógicas de professores de uma escola pública de Taquari 

      Izidoro Júnior, Carlos Alberto Rosário (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este estudo foi realizado em uma escola da rede municipal de Taquari, com 22 professores da escola, teve como objetivo identificar o impacto das tecnologias nas práticas pedagógicas dos professores da escola. Os instrumentos ...
    • As potencialidades dos jogos digitais aplicados às séries iniciais 

      Rodrigues, Maria Evelize Sangalli (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho de conclusão de curso tem como tema As potencialidades dos jogos digitais aplicados às séries iniciais e como objetivo geral analisar as contribuições dos jogos digitais para a aprendizagem escolar. Busca ...
    • As representações sociais dos professores do Ensino Fundamental acerca da escola – uma análise semiológica a partir de fotografias 

      Bueno, Priscila da Silva Guilloux (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho teve por objetivo analisar as representações sociais dos educadores sobre a escola, a partir de uma análise semiológica de fotografias. A pesquisa foi realizada em quatro escolas: duas na região ...
    • O uso das mídias na sala de aula : um desafio para o professor 

      Budinsky, Elisete Teresinha Avila (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Neste momento em que a evolução tecnológica esta a pleno vapor, influenciando em todas as áreas da evolução humana, interagir com as novas tecnologias em sala de aula ainda é e um desafio para os docentes. Na grande maioria ...
    • O uso do celular como ferramenta pedagógica 

      Rodrigues, Daniele Mari de Souza Alves (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O tema do presente trabalho aborda o uso do aparelho celular em sala de aula como ferramenta pedagógica, tendo em vista a enorme variedade de dispositivos móveis existentes. Muito embora sirvam como instrumento de apoio à ...
    • O uso do smartphone como ferramenta pedagógica 

      Santos, Andréia Montesdioca dos (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente estudo busca evidenciar as mudanças provocadas pelas novas tecnologias móveis, presentes cada vez mais cedo no contexto social dos nossos alunos. O Smartphone, que carrega em seus registros e configurações ...