• Blogs : ferramenta de interação e de construção do conhecimento geográfico 

      Oliveira, Cíntia Schroeder de (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho tem por objeto de estudo a utilização do blog no contexto escolar. Discute o blog como ferramenta para a construção do conhecimento tendo como referência o estudante do ensino fundamental. Para tal, ...
    • Blogs-portfólio e autoria : modalidades de relações e diálogos no PEAD/UFRGS 

      Zílio, Cátia (2010) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este artigo apresenta um estudo sobre o papel da tutoria e suas relações na construção e utilização dos Portfólios de Aprendizagens no contexto do Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância da Universidade Federal do ...
    • Blog : sua contribuição para a educação 

      Pias, Ana Luiza Bestetti (2010) [Trabalho de conclusão de especialização]
      As tecnologias criam uma infinidade de possibilidades para a educação, favorecendo um ambiente cooperativo e colaborativo, focalizado na aprendizagem criativa, autônoma e crítica, onde o trabalho fundamental do educador é ...
    • Blogs : uso pedagógico para estimular o aprendizado 

      Machado, Luciany Pereira (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O propósito dessa monografia é mostrar que o uso de um dispositivo tecnológico digital, o blog, poderá auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. Foi desenvolvida, no decorrer do ano de 2012, uma proposta para aplicação ...
    • Blog : uma ferramenta de incentivo à escrita 

      Goulart, Luciara Martins (2010) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este estudo qualitativo despontou após compreender a preocupação dos professores no que se refere à produção textual dos alunos. Diante de tal conflito a pesquisa revela que é necessário o professor compreender as ...
    • BNCC- Base Nacional Comum Curricular : a abordagem da tecnologia da informação e comunicação (TIC’s) nas séries finais do ensino fundamental 

      Seibt, Indiara Palhano da Silva (2019) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este estudo tem como objetivo analisar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que define os conhecimentos essenciais que todos os alunos da Educação Básica têm direito a aprender. Sua fundamentação e o embasamento ...
    • BNCC e formação de professores para uso de mídias 

      Menezes, Carla Giovana Pereira (2018) [Trabalho de conclusão de especialização]
      A presente investigação se propõe a uma reflexão junto aos professores, acerca de formas para otimizar o uso de tecnologias proporcionando maior interação do aluno e desenvolvimento do senso crítico, da ética e da ...
    • Breve canto de um encontro possível : da saúde mental à humanização do parto e do nascimento 

      Chein, Gisah Michels (2016) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho é parte do que vivenciei nos últimos meses de minha gestação enquanto residente em Saúde Mental Coletiva. Retrata um tanto do que vivi e senti ao me deparar com escolhas feitas ao longo do navegar do ano de ...
    • Bricolagem da educação física : intervenções feitas de ciência e arte na rede pública de saúde 

      Mendes, Márcia Fernanda de Mello (2013) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho tem por objetivo compartilhar afetações e vivências que permeiam o meu olhar em relação à intervenção do Profissional de Educação Física (PEF). Para isto me propus a realizar uma pesquisa sobre o tema da ...
    • Brincadeira e teatro : percorrendo o caminho da transformação 

      Vieira, Carolina Pereira (2008) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O trabalho tem como tema a brincadeira infantil e sua possível transformação em atividade teatral por parte da criança. O campo empírico da investigação é a realidade de uma escola pública, na qual a pesquisadora atua como ...
    • O brincar como objeto transicional na humanização do outro 

      Silveira, Aline Barros (2009) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O brincar por anos foi considerado apenas como atividade realizada por crianças. Hoje se compartilha a noção de que as pessoas brincam porque se sentem bem, e isso não se restringe apenas às crianças, mas também aos adultos ...
    • Brincar de viver : do brincar à escrita, um percurso 

      Fraga, Brisa Maria (2017) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Apoiando-se no correlato estabelecido por Freud entre o brincar e a escrita, a partir do qual ele busca compreender de que fonte o escritor criativo retira inspiração para suas obras, esse estudo teve por objetivo a realizar ...
    • Brincar heurístico : a brincadeira livre e espontânea das crianças de 0 a 3 anos de idade 

      Meirelles, Darciana da Silva (2016) [Trabalho de conclusão de especialização]
      A pesquisa a seguir discorre sobre as contribuições da brincadeira livre com objetos não estruturados ou de largo alcance para as crianças bem pequenas em ambientes de vida coletiva, através de propostas que promovam a ...
    • Bullying : a face silenciosa da violência entre estudantes 

      Santos, Carla Simone Rodrigues (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O bullying é considerado atualmente um problema de saúde e de segurança pública devido a complexidade de suas consequencias. O presente artigo terá como objetivo elucidar a temática do bullying a partir de uma revisão ...
    • Bullying e cyberbullying : estratégias de prevenção e intervenção no ambiente escolar pelo olhar dos professores 

      Nardi, Schana (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho teve como ponto de partida o propósito de refletir sobre a temática bullying e cyberbullying no ambiente escolar, a partir da verificação das concepções dos professores a respeito deste fenômeno e da demonstração ...
    • Bullying nas escolas : uma proposta de intervenção 

      Só, Sheila Lucas (2010) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho objetiva apresentar propostas de intervenção sobre a violência escolar e de como o bullying ocorre neste contexto. Para isso, apresenta uma análise sobre a violência escolar, em seguida aborda o fenômeno ...
    • Bullying : um enfoque socioemocional através de um videoclipe 

      Schaefer, Jaqueline Grunewald (2018) [Trabalho de conclusão de especialização]
      A presente pesquisa tem, como objetivo geral, identificar as possíveis contribuições que a produção de um videoclipe sobre o Bullying pode propiciar a educandos de uma escola pública do município de Santa Cruz do Sul/RS. ...
    • A busca de novas relações na educação de jovens e adultos 

      Silva, Luciane Camboin (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O objetivo deste trabalho é o de compreender as relações com o saber que se formam entre os alunos, professores e escola a partir do ingresso cada vez maior de adolescentes na Educação de Jovens e Adultos (EJA), apontando ...
    • Cada click é um registro : o uso da fotografia na documentação pedagógica 

      Silva, Krisley Pereira da (2016) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho tem por objetivo problematizar o uso da fotografia na documentação pedagógica, por meio do conceito de imagem e do olhar reflexivo, assim como entender como usar a fotografia como registro na documentação ...
    • Cada qual com sua dança : impressões sobre dança contemporânea a partir de leituras de alunos do ensino fundamental 

      Duarte, Robson Lima (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente estudo busca conhecer impressões e relações de alunos do Ensino Fundamental sobre dança contemporânea, a partir da apreciação de alguns trabalhos dessa vertente de dança, exibidos em vídeo. O trabalho começa a ...