• As contribuições dos jogos virtuais interativos para o ensino da matemática 

      Santos, Andrea da Silva (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Reflexão que propõe a busca pela qualificação no ensino da Matemática, partindo do pressuposto que os jogos virtuais interativos possam vir a ser uma boa ferramenta para alcançar o objetivo maior de uma Instituição de ...
    • Estudo prático sobre o uso da mala direta como facilitador da comunicação em uma escola 

      Kerber, Rita Mauricéia (2019) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O objetivo do presente trabalho é estudar a inserção da ferramenta tecnológica Mala Direta na sala de aula em uma escola pública municipal para resgate e incentivo do estudo matemático no ensino fundamental. Considerando ...
    • Inserção de Khan Academy nas aulas de matemática do 9º ano ensino fundamental : um estudo de caso 

      Johannsen, Deise de Matos (2019) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O trabalho tem como objetivo explorar a informatização na escola, inserindo recursos de informática nas aulas de matemática do ensino fundamental, aplicação e análise dos resultados. Buscando compreender as contribuições ...
    • Novas tecnologias e aprendizagem ativa : uma proposta didática para o ensino da matemática 

      Gonçalves, Emanueli Decezaro (2019) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho tem como objetivo a inserção de ferramentas tecnológicas nas aulas de matemática, associando conteúdos e recursos digitais no Ensino Fundamental. Através destes recursos, o professor pode colocar em ação o ...
    • Uma reflexão sobre o uso de materiais digitais em atividades de matemática 

      Dalabona, Jurema de Souza (2005) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Essa monografia propõe uma reflexão sobre a necessidade da matemática adaptar-se às mudanças que ocorrem em um mundo em rede. Mundo esse que exige um processo de aprendizagem permanente e contínuo, propondo uma nove forma ...
    • A tecnologia aliada ao ensino de matemática 

      Perius, Ana Amélia Butzen (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Tendo o conhecimento de que as tecnologias atuais estão propiciando uma verdadeira revolução na sociedade, não excluindo deste contexto o processo de ensino e aprendizagem, este estudo aborda o tema “A tecnologia aliada ...
    • O uso do facebook no ensino da matemática 

      Aguirre, Kátia Marilia Barbosa (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este estudo é uma pesquisa sobre um grupo criado no facebook intitulado Descomplicando a Matemática. Este grupo foi elaborado após ter constatado o interesse dos alunos pela rede social facebook e que apresentavam dificuldades ...
    • A utilização do ensino híbrido no ensino médio presencial de matemática 

      Strottmann, Clara Izabel (2019) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Tendo-se em vista a ampla grade curricular do Ensino Médio, fez-se uma pesquisa numa turma de 2º ano do Ensino Médio da ETE Monteiro Lobato, objetivando-se compreender se a utilização do ensino híbrido, utilizando o AVA ...
    • WIKI : uma proposta de colaboração para aprofundar conhecimentos de matemática financeira 

      Rocha, Kátia Coelho da (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho apresenta um estudo sobre o uso do Wiki como ferramenta de aprendizagem colaborativa para a construção de conceitos relacionados à Matemática Financeira. Apresenta-se a aprendizagem colaborativa como ...