• O uso de tecnologias no ensino da função afim 

      Dias, Julio Cesar da Silva (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho pretende investigar de que maneira o uso de novas tecnologias podem ser utilizadas como agentes facilitadores no processo ensino-aprendizagem da matemática, especificamente no ensino da função afim. Se o uso ...
    • O uso de vídeo e software Poly no estudo de poliedros de Platão 

      Gehrke, Tatiele Tamara (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este artigo tem por finalidade socializar uma sequência didática, aplicada com alunos do 6º ano do ensino fundamental, envolvendo as características de sólidos geométricos. Deu-se através da manipulação de materiais concretos ...
    • Uso de XML no intercâmbio de dados armazenados em bancos de dados relacionais 

      Cortinovi, Sandra Luzia (2004) [Trabalho de conclusão de especialização]
    • O uso do apache openoffice impress na sala de aula : um estudo de caso 

      Souza, Sandra Pacheco Costa (2019) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O uso contemporâneo da tecnologia em sala de aula constitui um desafio. O tema é complexo e amplo, porém, é notável a importância e a influência que o mesmo possui. O uso da tecnologia, tal como o Impress, para motivar o ...
    • Uso do computador na disciplina de geografia : criação de tabelas e gráficos para estudo da temperatura 

      Cunha, Lizandra Vega da (2019) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho tem como objetivo analisar o uso do editor de planilhas eletrônicas para estudo da temperatura, na disciplina de Geografia. Tem em seu referencial teórico, autores relacionados com a evolução tecnológica, ...
    • O uso do excel como ferramenta no ensino de funções afins 

      Lopes, Elizandra Jung Solano (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho tem por objetivo apresentar uma sequência de atividades utilizando pesquisas, textos e gráficos. Que podem ser utilizadas nas aulas para o ensino de funções afins. O processo de ensino e aprendizagem da Álgebra ...
    • O uso do facebook no ensino da matemática 

      Aguirre, Kátia Marilia Barbosa (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este estudo é uma pesquisa sobre um grupo criado no facebook intitulado Descomplicando a Matemática. Este grupo foi elaborado após ter constatado o interesse dos alunos pela rede social facebook e que apresentavam dificuldades ...
    • O uso do GeoGebra como ferramenta de aprendizagem no estudo de àreas de retângulos e triângulos 

      Becker, Cristiane Carolina (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho descreve uma proposta didática realizada com alunos de 9° ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal de Ensino Fundamental Walter Jacob Bauermann. Tal proposta visa fazer com que o aluno se familiarize ...
    • O uso do GeoGebra e o teorema de Pitágoras : uma ressignificação possível 

      Durigon, Silvana (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O objetivo deste artigo é apresentar alternativas para a abordagem do Teorema de Pitágoras em sala de aula, resgatando a história de vida de um dos matemáticos mais famosos da época, bem como relacionar e analisar a ...
    • O uso do scratch no ensino fundamental anos iniciais 

      Toreti, Selene (2019) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho apresenta uma análise sobre o uso da linguagem de programação utilizando a plataforma Scratch com alunos do quarto ano do Ensino Fundamental. Tem como objetivo abordar a importância da programação como forma ...
    • O uso do Winplot no auxílio do processo de ensino e aprendizagem nas aulas de matemática 

      Lutz, Mauricio Ramos (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este estudo é uma pesquisa qualitativa, que desenvolvi com o objetivo principal de elaborar, implementar e analisar uma sequência didática, envolvendo o conteúdo de gráficos da função quadrática. Além disso, busquei associar, ...
    • Utilização da tecnologia J2ME para desenvolvimento de sistemas de M-Banking 

      Souza, Adilson Silveira de (2008) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Com o amadurecimento da tecnologia Java para dispositivos móveis, a universalização do uso de telefones celulares e a crescente utilização desses equipamentos como meio de acesso à Internet, surgem às condições necessárias ...
    • Utilização de tablet no processo de alfabetização de deficientes intelectuais 

      Tomasi, Tanira Carlesso (2019) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho tem como objetivo construir uma proposta de aula tendo como apoio o Tablet com crianças Deficientes Intelectuais apontando alternativas de uso do mesmo na escola. A pesquisa é de caráter qualitativo, ...
    • Utilização do aplicativo QR CODE no ensino de ciências 

      Colman, Cristina Beatriz (2019) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho aborda um estudo de caso que pretende investigar a utilização do aplicativo QR Code - Código de Resposta Rápida - como instrumento de apoio para as aulas de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental ...
    • A utilização do ensino híbrido no ensino médio presencial de matemática 

      Strottmann, Clara Izabel (2019) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Tendo-se em vista a ampla grade curricular do Ensino Médio, fez-se uma pesquisa numa turma de 2º ano do Ensino Médio da ETE Monteiro Lobato, objetivando-se compreender se a utilização do ensino híbrido, utilizando o AVA ...
    • Utilização do software educativo WINPLOT no ensino de função polinomial de 1º grau no componente de matemática 

      Lessa, Sinara Gomes (2019) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho trata de uma pesquisa de campo desenvolvida com uma turma do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública situada no município de Cachoeirinha. Esta pesquisa teve como objetivo o uso de software ...
    • Verificação da condição de existência do triangulo usando o software GeoGebra 

      Machado, Marinalda Terra (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho tem como pressuposto relatar a aplicação de uma proposta didática em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental, utilizando o software Geogebra, como um recurso de Geometria Dinâmica de fácil instalação ...
    • O vídeo como ferramenta de ensino e aprendizagem dos produtos notáveis 

      Silva, Édson Passos da (2010) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho foi desenvolvido a partir da elaboração e da implementação de um plano de aula, que visava o ensino e a aprendizagem dos Produtos Notáveis numa turma de alunos da sétima série do Ensino Fundamental, da Escola ...
    • Vídeo na Matemática : aprendendo geometria com produção audiovisual 

      Abreu, Jeferson Rodrigues (2011) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho tem como objetivo desenvolver um estudo de geometria espacial através de produções audiovisuais dos alunos, contribuindo para o desenvolvimento e auto-estima do discente ao enfrentar seus desafios em ...
    • Virtualização de servidores em ambientes heterogêneos e distribuídos : estudo de caso 

      Pollon, Vanderlei (2008) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O processamento de dados das grandes empresas geralmente é composto por vários ambientes distintos, porém integrados e complementares. Como exemplos de sistemas operacionais amplamente utilizados nesses ambientes distintos ...