• Conscientizar e reciclar o caminho do lixo 

      Alves, Cássia Lisiane da Silva Lessa Lorensi (2021) [Trabalho de conclusão de especialização]
      A coleta seletiva tornou-se fundamental para o processo de reciclagem. A contribuição à coleta seletiva dos resíduos domiciliares, baseia-se na efetivação da separação dos resíduos e o encaminhamento correto, potencializando ...
    • Contribuições do uso do mapa conceitual ao ensino de Ciências 

      Eggler, Anaí Minuzzo (2021) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Considerando que as ferramentas pedagógicas facilitam a aprendizagem, o objetivo desta pesquisa foi identificar as formas de utilização de Mapas Conceituais pelos alunos nas aulas de Ciências, através de experiências ...
    • A educação ambiental em escolas de ensino médio 

      Marafiga, Débora Oliveira (2021) [Trabalho de conclusão de especialização]
      A Educação Ambiental possui novas maneiras de conceber e praticar, dependendo da necessidade, do contexto, da questão a ser abordada e pode estar relacionada à diversas questões. Neste contexto, o objetivo dessa pesquisa ...
    • Os efeitos do aquecimento global na produção de alimentos 

      Costa, Ellen (2021) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Durante as aulas de Ciências e mesmo nos livros didáticos atuais, o efeito estufa geralmente é descrito como sendo um fenômeno de ocorrência natural, salientando sua importância para a vida na Terra. Da mesma forma, o ...
    • Experimentação no ensino de Ciências para construção da aprendizagem significativa 

      Silva, Camila Franceschi da (2021) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente artigo teve como objetivo contribuir no ensino-aprendizagem do aluno em uma construção significativa dos conceitos sobre gases poluentes e meio ambiente, com uma prática experimental em sala de aula sobre o ...
    • A metodologia ativa de gamificação no ensino de Biologia : uma revisão bibliográfica 

      Schmitz, Débora dos Santos (2021) [Trabalho de conclusão de especialização]
      As tecnologias digitais fazem parte do cotidiano da maior parte das pessoas e podem auxiliar nos processos de ensino nas várias modalidades disponíveis, como o ensino híbrido, que foi adotado por diversas instituições de ...