• O gênero masculino nos livros didáticos 

      Christofoli, Gabriela Albano (2013) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho tem por objetivo analisar como ocorre a descrição do gênero masculino nos livros didáticos, tendo em vista a existência de dois pontos de vista sobre o fenômeno, quais sejam: masculino como forma não ...
    • Gêneros digitais : multiletramentos nas aulas de Língua Portuguesa 

      Loeser, Shirlei Wagner (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho tem por objetivo investigar a prática pedagógica dos professores de Língua Portuguesa, quanto ao trabalho com os gêneros textuais digitais e os recursos tecnológicos. Parte de uma conceituação de letramento, ...
    • Gêneros orais em uma turma de 3º ano do ensino fundamental : muito além da conversa 

      Pires, Ana Rachel Pinheiro (2013) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente artigo objetiva investigar e analisar como um planejamento pedagógico dirigido a uma turma do terceiro ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual de Porto Alegre contempla os gêneros orais. Ancorada nos ...
    • Genótipo CFTR raro em criança com icterícia colestática e fibrose cística : relato de caso 

      Rodrigues, Flávia Cristina (2021) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Fibrose cística (FC) é uma doença genética autossômica recessiva, causada por mutação no gene cystic fibrosis transmembrane conductance regulator (CFTR) que leva a sintomas multissistêmicos. Relatamos o caso de uma menina ...
    • “A gente” como pronome pessoal : teoria, prática e proposta pedagógica 

      Ribeiro, Débora Simões da Silva (2013) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Atualmente muitos linguistas vêm estudando o uso da expressão “a gente” como pronome pessoal de primeira pessoa do discurso. Apesar de suas pesquisas mostrarem que esta expressão está sendo cada vez mais utilizada, tanto ...
    • Gente que ri : o riso em sala de aula 

      Farenzena, Vanessa (2012) [Trabalho de conclusão de especialização]
      A monografia aborda a questão do riso em sala de aula, onde ele surge e como pode influenciar as relações existentes entre alunos, entre alunos e professor. Construção que se dá a partir da pergunta de Larrosa1 (2000, p. ...
    • GeoGebra como recurso no ensino e aprendizagem de geometria plana 

      Dalcin, Leila Marisa Bortoli (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Nesta pesquisa, de cunho bibliográfico e qualitativo, o objetivo foi responder à seguinte questão: O uso de estratégias pedagógicas com recursos digitais que motivem os alunos a estudar pode melhorar o desempenho desses ...
    • O GeoGebra e o cálculo de área aplicados ao estudo da função quadrática 

      Rodrigues, Graziéla Dias (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho apresenta uma proposta voltada ao uso do Software GeoGebra juntamente com a Metodologia da Resolução de Problemas. O objetivo é trabalhar a função quadrática e suas aplicações em diferentes contextos, juntamente ...
    • GeoGebra : facilitando o aprendizado da função afim e função quadrática 

      Oliveira, Daiane Schemmer (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho tem por finalidade verificar se o ensino da matemática pode se tornar mais interessante para o aluno através da utilização de ferramentas tecnológicas. Neste contexto, o software Geogebra surge como um ...
    • GeoGebra no ensino das frações : uma experiência em escola rural 

      Ivanowski, Maristela (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente artigo pretendeu apresentar o software Geogebra para alunos do 7º ano do ensino fundamental de uma escola inserida num distrito de Três Passos, Rio Grande do Sul. Para tanto, foram feitas atividades que envolveram ...
    • GeoGebra no ensino das transformações geométricas : uma investigação baseada na teoria da negociação de significados 

      Marschall, Janini (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente trabalho tem por objetivo analisar o estudo da simetria e das simetrias de reflexão e de rotação no Ensino Fundamental, por meio de uma proposta pedagógica participativa e ativa no processo de ensino e aprendizagem ...
    • Geogebra : propostas de aulas para o ensino de funções matemáticas 

      Lorenço, Franciele (2018) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Observa-se no cotidiano a utilização de diferentes ferramentas tecnológicas pelos estudantes bem como em atividades do cotidiano. Nas diferentes tarefas que se realiza, algum tipo de tecnologia está presente, infelizmente, ...
    • GeoGebra : uma proposta aliada aos recursos tecnológicos para o ensino-aprendizagem do teorema de Pitágoras 

      Trindade, Leticia Pimentel (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Frequentemente é possível deparar-se com afirmações referente à Matemática, que provoca inquietude e faz-se necessário reflexões acerca dessa disciplina tão intensa, que ao mesmo tempo fascina e intriga, afinal é receio ...
    • Geografizando a inclusão : em busca de outros ventos 

      Trarbach, Daiana de Mello (2009) [Trabalho de conclusão de especialização]
      A Globalização modifica relações entre pessoas e espaços, promovendo transformações perceptíveis no ambiente escolar. O modo como a escola reflete estas mudanças, a necessidade de outros caminhos e possibilidades educativas ...
    • Geometria dinâmica, construindo conceitos : círculo e circunferência 

      Santos, Joilson Souza (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho consiste em um breve relato da situação educacional brasileira, a partir de dados do PISA, PCNs, como também do PNE. Em outro momento, tal texto retrata sobre a Geometria dinâmica embasado na obra de alguns ...
    • Geometria espacial : teoria, prática e tecnologia 

      Severo, Shana Corrêa Chagas (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Após anos trabalhando com alunos de ensino médio, é perceptível há algumas lacunas do ensino fundamental e uma dessas é a dificuldade na interpretação de questões que envolvam raciocínio lógico e resolução de problemas. ...
    • Geometria na escola : um conjunto de atividades para o ensino do teorema de Pitágoras 

      Trierweiler, Fernanda (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      O presente artigo apresenta os resultados de uma experiência pedagógica na área de matemática, que confronta o ensino dito tradicional, baseado no uso exclusivo do livro didático, com o ensino através da utilização de ...
    • Geometria no estádio de futebol 

      Vargas, Eliane Teixeira (2010) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho apresenta o reconhecimento da Geometria no estádio de futebol e a aplicação do conceito de área de figuras planas para obter o número aproximado da capacidade de torcedores nas arquibancadas. O objetivo central ...
    • Geometria nos anos iniciais : uma proposta de ensino-aprendizagem usando geometria dinâmica 

      Heinen, Letícia (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      A Geometria está presente em nosso cotidiano nas mais diversas formas e seu ensino, portanto, é fundamental. No entanto, o que se percebe cada vez mais é um abandono desse importante conteúdo nos currículos escolares. Por ...
    • Geometria plana : construindo relações e conceitos 

      Fabrício, Cristiane Machado (2015) [Trabalho de conclusão de especialização]
      Este trabalho apresenta um estudo sobre perímetro e área de figuras planas, utilizando mídias digitais como ferramentas facilitadoras e estimuladoras do processo de aprendizagem, mais especificamente o vídeo sensibilizador ...