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dc.contributor.advisorMeyer, Flaviapt_BR
dc.contributor.authorRos, Silviapt_BR
dc.date.accessioned2015-08-12T02:02:04Zpt_BR
dc.date.issued1997pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/122240pt_BR
dc.description.abstractEste estudo avaliou o efeito de um programa fisioterápico no pré-natal, como uma proposta pedagógica através do exercício do assoalho pélvico, que facilitaria a fase de expulsão do parto, em dois grupos constituídos de gestantes adolescentes e adultas - primíparas e multíparas. O tempo de expulsão no segundo estágio do parto variou de 1 a 18 mínutos, no grupo de gestantes que realizou o exercício (experimental) e, de 1 a 20 minutos, no grupo controle. Esta diferença não foi significativa e, em ambos os grupos, foi menor que o valor mínímo de 20 mínutos, descrito na literatura. O grupo experimental evidenciou, embora fracamente, as seguintes correlações: o tempo expulsivo dimínuiu com o aumento dos exercícios nas gestantes acima de 18 anos e aumentou, nas gestantes com menos de 18 anos. O Apgar dos bebês, no primeiro e no quinto minuto, não mostrou diferença signíficativa entre os grupos. Ficou demonstrado o valor pedagógico do programa fisioterápico de preparação para o parto pelo incremento do nível de informação das gestantes e pela aquisição da consciência e controle motor da musculatura do assoalho pélvico, assim como o nível de satisfação das gestantes.pt_BR
dc.description.abstractThis study evaluated the effect of a prenatal physiotherapy program, as a pedagogical proposal, by means of pelvic floor exercising which would improve delivery, in two groups of pregnants including adolescent and adult women - primiparae and multiparae. The second stage delivery time ranged from 1 to 18 minutes within the experimental group of pregnant women performing the exercises and from 1 to 20 minutes, within a control group. This difference was not significant and both groups showed delivery times under the 20 minutes reported in the literature. Although weakly, the experimental group evidenced the following correlations: delivery time was reduced as exercising increased, for pregnant women over 18 years old, and increased, for those below 18 years old. Babies bom from both groups showed no significant differences concerning Apgar scores, at the first and fifth minutes. The prenatal physiotherapy program showed to be pedagogically valuable because it increased the pregnants' information levei, pelvic floor musculature awareness and motor control, as well as women's satisfaction degree.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPhysiotherapyen
dc.subjectFisioterapiapt_BR
dc.subjectPartopt_BR
dc.subjectObstetricsen
dc.subjectPrenatalen
dc.subjectExercício físicopt_BR
dc.subjectPelvic floor exercisingen
dc.subjectGravidezpt_BR
dc.subjectSelf-educationen
dc.subjectDeliveryen
dc.titleFisioterapia no pré-natal: proposta de condicionamento e auto-educação do assoalho pélvicopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000372713pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.programCurso de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humanopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date1997pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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