Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKindel, Eunice Aita Isaiapt_BR
dc.contributor.authorMoschetta, Júlia Bortolinipt_BR
dc.date.accessioned2015-08-11T02:02:20Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/122188pt_BR
dc.description.abstractPara uma prática docente significativa e transformadora, é necessário que o professor planeje as suas aulas. Como processo contínuo de reflexão, de tomada de decisão e de ação, o planejamento orienta o trabalho do professor e o envolve no cotidiano escolar, tornando-o o agente das mudanças. Contudo, se o plano, que é o produto do planejamento e que, portanto, representa a execução da proposta daquilo que se pensou, for apenas a organização de atividades a serem desenvolvidas em aula, o planejamento transformador em busca da mudança não acontece. Assim, a intencionalidade para intervir na realidade, para enfrentar a inércia que muitas vezes acontece na escola, está no planejamento. Em vista disso, o objetivo deste trabalho foi o de investigar se os professores planejam e como isso acontece. De maneira a englobar os aspectos referentes a essa ação, foram entrevistados, por meio de um questionário, onze professores de Ciências e de Biologia de escolas da rede pública e da rede privada, bem como foi feita a análise do material de planejamento entregue por esses professores. Além disso, foram observadas duas aulas de um professor de Ciências e uma aula de um professor de Biologia. Por estarem em contato direto com o planejamento dos professores, os supervisores e coordenador pedagógicos de três das quatro escolas participantes também foram entrevistados. A partir da análise dos resultados, percebe-se que a maioria dos professores não planeja de verdade, isto é, que não atribui intencionalidade à aula para que esta seja significativa e vise a transformar a realidade dos alunos. Ademais, constata-se que os professores confundem planejamento com plano, o que, consequentemente, acarreta em aulas que não tenham um planejamento efetivo, mas sim atividades a serem realizadas pelos alunos. Para que o trabalho do professor não seja a mera reprodução de conhecimento e uma ação sem sentido, é necessário o planejamento.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectPlanejamentopt_BR
dc.titleO planejamento como necessidade na prática do professorpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000971246pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Biociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.graduationCiências Biológicas: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples