Mandalas da vida : vivências de educação em espaços férteis
View/ Open
Date
2015Author
Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
A construção de saberes em espaços de cultivo ecológico tem sido desenvolvida através de diversos enfoques, olhares e perspectivas. As atividades vivenciais, proporcionadas nestes espaços educadores, se tornam essenciais, pois através das mesmas pode-se exaltar e apreciar as interações ecológicas, a diversidade da vida, os fenômenos naturais. Além disso, estas práticas pedagógicas provocam uma emergente e relevante reflexão acerca das atitudes cooperativas no convívio social, ambiental, planetá ...
A construção de saberes em espaços de cultivo ecológico tem sido desenvolvida através de diversos enfoques, olhares e perspectivas. As atividades vivenciais, proporcionadas nestes espaços educadores, se tornam essenciais, pois através das mesmas pode-se exaltar e apreciar as interações ecológicas, a diversidade da vida, os fenômenos naturais. Além disso, estas práticas pedagógicas provocam uma emergente e relevante reflexão acerca das atitudes cooperativas no convívio social, ambiental, planetário e cósmico. Os conflitos ecológicos não serão solucionados somente com atitude práticas, mas sim com uma consciência coletiva acerca dos conflitos de valores que estabelecemos ao nos relacionarmos com os seres e com a Vida. Neste sentido este trabalho se propôs a refletir sobre a importância do sentir e do habitar nas práticas pedagógicas que se dispõe a desenvolver uma educação a favor da Vida, como por exemplo, as vivências proporcionadas em espaços de cultivo ecológico. Neste trabalho, foram observadas três vivencias com crianças e adolescentes, onde foi possível descrever as sutilezas nas relações e sentimentos de cooperação proporcionados aos presentes. A partir desta perspectiva, essa pesquisa visou também descrever como são realizadas e percebidas essas práticas pedagógicas no espaço de educação e cultivo Horto Ecológico Cruzeiro do Sul - Porto Alegre, no ano de 2014, exaltando sua relevância e contribuição nesta encantadora arte de conviver e pulsar com a natureza. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Biociências. Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License