Show simple item record

dc.contributor.advisorStephanou, Mariapt_BR
dc.contributor.authorAlmeida, Dóris Bittencourtpt_BR
dc.date.accessioned2008-03-18T04:11:34Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/12184pt_BR
dc.description.abstractEste é um estudo acerca da história da educação do Rio Grande do Sul, particularmente no âmbito da história da educação rural e da formação docente, durante as décadas de 1950 e 1960. Investigaram-se as memórias de sujeitos que desenvolveram sua formação docente em uma Escola Normal Rural Pública, no município de Osório. Alunos, professores e funcionários vivenciaram uma experiência educativa inédita. O ineditismo de tal instituição sustenta-se pelo seu caráter multifacetado, por ser pública, mista e rural e, portanto, agregar rapazes e moças distintos entre si, que buscavam a possibilidade de ascensão social por meio de uma profissão legitimamente reconhecida. Interessou compreender como essa experiência escolar é construída pelas narrativas de memórias de professores/as e alunos/as da escola e as marcas da formação em suas experiências pessoais e profissionais. Assim, por meio da metodologia da história oral, procurou-se analisar o processo de memória desses sujeitos, a partir dos discursos e dos conteúdos de verdade produzidos em entrevistas. Para investigar como os sujeitos hoje rememoram suas vivências, entende-se a necessidade de compreender melhor como se produziu a profissão docente rural. Para tanto, considerou-se relevante a análise dos discursos que circularam na época, especialmente os discursos difundidos pela imprensa pedagógica, e que tinham o objetivo de interpelar o professorado rural, buscando perceber em que medida tais discursos subjetivavam esses/essas professores/as, o modo como pensavam, agiam e se expressavam nos espaços de construção da profissão. Além disso, foram examinados outros documentos escritos, como os documentos próprios da legislação docente rural. A pesquisa concluiu que o processo de memória não é algo puramente individual, não representa exatamente o que se passou, mas é fruto de uma construção social de um grupo de indivíduos, o grupo de alunos e professores da Escola Normal Rural, que constitui uma comunidade de memória, marcada pela referência à Escola, sempre presente na construção de suas identidades.pt_BR
dc.description.abstractThe present study is about the history of education in the state of Rio Grande do Sul, especially the history of rural education and teacher training during the 1950’s and 1960’s. The memories of subjects who took their training in a public rural teacher training school in the town of Osório, in the state of Rio Grande do Sul, were investigated. In this school, students, teachers, and employees had a unique educational experience. The novelty of such institution is supported by its quality of having many different characteristics, the fact of being public, mixed, rural, and, therefore, grouping young men and women that were unlike each other who were searching for the possibility of social ascendance through a legitimate and acknowledged profession. It was our interest to understand how this experience is built up by the narration of the memories of teachers and students of this school as well as the marks left by this training in their personal and professional experiences. Thus, through the methodology of oral history, we intended to analyze the process of memory of these subjects from the speeches and contents of truth produced during the interviews made. We understand the need to better comprehend how the profession of a rural teacher was produced in order to investigate how the subjects revive their experiences at present. So, we considered relevant the analysis of the speeches made at the time, especially the ones spread out by the pedagogical press, which had the intent to address the rural teachers, seeking to realize in what ways such speeches influenced these teachers – the way they thought, acted, and expressed themselves towards the construction of their profession. Besides, other written documents were examined, such as the documents from the legislation of rural teacher training. The research concludes that the process of memory is not something purely individual, and does not represent exactly what happened, for it is the outcome of a social construction of a group of individuals, the group of teachers and students of Escola Normal Rural, the school studied, which constitutes a community of memory, marked by the reference to the school, always present in the construction of identities.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEscola Normal Rural.pt_BR
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectEnsino públicopt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectHistória da educaçãopt_BR
dc.subjectEducação ruralpt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectOsório (RS)pt_BR
dc.titleMemórias da rural : narrativas da experiência educativa de uma escola normal rural pública (1950-1960)pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000617534pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2007pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record