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dc.contributor.advisorSenna, Luiz Afonso dos Santospt_BR
dc.contributor.authorTapia, Rodrigo Javierpt_BR
dc.date.accessioned2015-07-09T02:00:55Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/118821pt_BR
dc.description.abstractO transporte de grãos é de importância para a economia da Argentina. Atualmente, 84% dos grãos produzidos pelo país são transportados em rodovias, afetando sua competitividade devido a sua grande influencia nos custos.Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo estudar a tomada de decisão de modo e destino dos consolidadores de grãos do Sul da Província de Buenos Aires. A partir de uma pesquisa de preferência declarada, conclui-se que a escolha de modo e destino é feita em conjunto. As variáveis relevantes para a escolha foram o preço FreeAlongsideShip no porto, o custo, a distância e a frequência do serviço. Os resultados estão em consonância com o encontrado na literatura, onde se destaca a modelagem conjunta e comportamental de diferentes etapas dos modelos de transporte e a inclusão de variáveis logísticas. Além disso, foram estimadas as elasticidades de cada alternativa e estudadas as curvas de iso-utilidade. Finalmente, foi realizada uma simulação de políticas de preço para a ferrovia, estudando a sua fatia de mercado, sua potencial arrecadação e o gasto total em transporte.pt_BR
dc.description.abstractAgricultural trade is of great importance for Argentina. Nowadays, most of the crops transported by truck, affecting its competitivity because of its influence in direct costs. This study aims to analyze the choice process of the grain consolidatorsfromthe south of Buenos Aires province. From a stated preference survey, we conclude that the choice of mode and destination is made simultaneously. The relevant variables for the selection were the Free Alongside Ship price at the port, freight cost, distance and frequency. The results were consistent with those found in the literature, where behavioural joint modeling of different steps of transport models and the inclusion of logistics variables stand out. Moreover, price elasticities were estimated and iso-utility curves were studied. Finally, train price policies simulations were made observing market shares, expected incomes and total expenditures in transportation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFreight modellingen
dc.subjectTransporte de cargapt_BR
dc.subjectTransporte de grãospt_BR
dc.subjectBehaivoural modelsen
dc.subjectTomada de decisãopt_BR
dc.subjectJoint modellingen
dc.subjectBuenos Aires (Argentina)pt_BR
dc.subjectGrain transporten
dc.titleTomada de decisão conjunta entre modo e destino para carga de grãos no sul da província de Buenos Airespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000966947pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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