Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMoura, Maria Lucia Seidl dept_BR
dc.contributor.authorRibas Júnior, Rodolfo de Castropt_BR
dc.contributor.authorPiccinini, Cesar Augustopt_BR
dc.contributor.authorBastos, Ana Cecília de Sousa Bittencourtpt_BR
dc.contributor.authorMagalhaes, Celina Maria Colinopt_BR
dc.contributor.authorVieira, Mauro Luíspt_BR
dc.contributor.authorSalomão, Nádia Maria R.pt_BR
dc.contributor.authorSilva, Algeless Milka Pereira Meireles dapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Anna Karina dapt_BR
dc.date.accessioned2015-07-07T02:01:38Zpt_BR
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.issn1413-294Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/118641pt_BR
dc.description.abstractCognições parentais constituem importante componente do contexto sociocultural em que se dá o desenvolvimento infantil, e a literatura brasileira sobre o tema é ainda escassa. O objetivo deste estudo é analisar a relação entre conhecimento sobre desenvolvimento infantil e variáveis da mãe e do bebê. Foi estudada uma amostra de 405 mães primíparas, com filhos menores de um ano, distribuída por seis cidades em diferentes regiões do Brasil. Utilizou-se o Inventário do Conhecimento do Desenvolvimento Infantil (KIDI). Foram encontrados efeitos significativos de escolaridade materna e centro urbano. O efeito significativo de escolaridade materna foi verificado em todas as cidades, menos em Porto Alegre, possivelmente pelas políticas de atenção materno-infantil aí implementadas. Estes resultados contribuem para o conhecimento de aspectos do contexto de desenvolvimento de crianças brasileiras, e têm implicações para o planejamento de programas de intervenção que visem à promoção de saúde.pt_BR
dc.description.abstractParental cognitions are important components of the sociocultural context of child development. The Brazilian literature regarding this subject is still scarce. The purpose of this research is to analyze the relationship between knowledge of infant development and different variables concerning the mother and the infant. Four hundred and five primiparous mothers with their children less than 1 year old, in six cities of different regions of Brazil, took part in the study. The Knowledge of Infant Development Inventory (KIDI) was used. Mothers’ educational level and urban center where they lived showed significant effects. This result was found for groups of all urban centers studied, with the exception of Porto Alegre. This result may reflect the different public policies concerning child and maternal care in that city. These findings contribute towards understanding important aspects of the developmental context of Brazilian children. They have implications for planning health promotion intervention programs.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEstudos de psicologia (Natal). Vol. 9, n. 3 (set/dez. 2004), p. 421-429pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectSociocultural contexten
dc.subjectMãe : Psicologiapt_BR
dc.subjectChild developmenten
dc.subjectMaternal knowledgeen
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectPrimiparous mothersen
dc.titleConhecimento sobre desenvolvimento infantil em mães primíparas de diferentes centros urbanos do Brasilpt_BR
dc.title.alternativePrimiparous mothers’ knowledge about child development of different brazilian urban centers en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000939018pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples