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dc.contributor.authorSilva, Roseane Santos dapt_BR
dc.contributor.authorSilva, Alexandra Ramos Moreira dapt_BR
dc.contributor.authorCalegari, Eliana Paulapt_BR
dc.contributor.authorTeixeira, Fabio Goncalvespt_BR
dc.date.accessioned2015-06-30T02:01:12Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.issn2178-1974pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/118297pt_BR
dc.description.abstractDiferentes áreas de conhecimento podem trabalhar de maneira colaborativa para o desenvolvimento de produtos. A terapia ocupacional e o design são exemplos de áreas que podem desenvolver pesquisas em conjunto para que se obtenham melhores resultados na configuração de artefatos. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo desenvolver uma linha de produtos para alimentação de crianças com deficiência visual de baixa visão a partir da interdisciplinaridade entre design e terapia ocupacional. Para isso, inicialmente realizou-se um estudo exploratório na literatura existente, buscando refletir a relação entre o design e a terapia ocupacional, o desenvolvimento de produtos e os produtos de tecnologia assistiva direcionados para pessoas com deficiência visual. Para o desenvolvimento do projeto utilizou-se o método de processo de desenvolvimento de produto (PDP) proposto por Rozenfeld et al. (2006). O presente trabalho perpassa pelas etapas dessa metodologia, nos resultados apresenta-se uma linha de produtos para alimentação de crianças com deficiência visual, bem como se destaca a importância do design se aliar a outras áreas de conhecimento. A proposta interdisciplinar pode ser percebida em todo o processo, porém se mostrou preponderante na fase inicial do método utilizado nomeada de Projeto Informacional e composta por diferentes tipos de análises.pt_BR
dc.description.abstractDifferent areas of expertise can work collaboratively to develop products. Occupational therapy and design are examples of areas that may develop research together to obtain better results in the configuration of artifact. Thus, this study aims to develop a line of products for infant visually impaired low vision from the interdisciplinary design and occupational therapy. For this, initially conducted an exploratory study in the literature, trying to reflect the relationship between design and occupational therapy, product development and targeted assistive technology products for people with visual disabilities. To develop the project used the method of product development process (PDP) proposed by Rozenfeld et al. (2006). This paper goes through the steps of this methodology; the results present a line of products for feeding children with visual impairments, as well as highlighting the importance of design to ally with other areas of knowledge. The interdisciplinary approach can be seen in the whole process, but proved dominant in the initial stage of the method named Informational Project and composed of different types of analyzes.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofDesign & tecnologia [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS. Vol. 5, n.7 (2014), p. 10-19pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProduct designen
dc.subjectBaixa visãopt_BR
dc.subjectOccupational therapyen
dc.subjectDesign de produtopt_BR
dc.subjectTecnologia assistivapt_BR
dc.subjectLow visionen
dc.subjectTerapia ocupacionalpt_BR
dc.subjectDeficiente visualpt_BR
dc.titleProposta interdisciplinar do design de produtos com a terapia ocupacional no processo de desenvolvimento de produtos para crianças com baixa visãopt_BR
dc.title.alternativeProposal for interdisciplinary design products with occupational therapy in the product development process for children with low vision en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000969323pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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