Hypercal 3D, uma ferramenta computacional para o apoio do processo de ensino-aprendizagem de geometria descritiva
dc.contributor.author | Teixeira, Fabio Goncalves | pt_BR |
dc.contributor.author | Santos, Sérgio Leandro dos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-06-30T02:01:11Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2178-1974 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/118296 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta o HyperCAL3D, um aplicativo de apoio ao ensino de Geometria Descritiva, através do estudo de objetos sólidos. São descritas a metodologia utilizada para a sua implementação e as principais funcionalidades do aplicativo. Foi realizada uma seleção de conceitos a fim de determinar a estrutura funcional que o software deveria atender. A partir disso, foram modeladas as principais funcionalidades através de processos de Geometria vetorial equivalentes aos utilizados na Geometria Descritiva. Dentre as principais funcionalidades apresentadas destacam-se: o processo de projeção, a representação de linhas ocultas no modelo tridimensional e nas projeções, vistas auxiliares sucessivas em tempo real e em 3D, representação em épura e o processo de interseção. Todas estas ferramentas são implementadas em um aplicativo que auxilia o processo de aprendizagem dos alunos e os procedimentos didáticos dos professores. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work presents the HyperCAL3D, an application to support the teaching and learning process of Descriptive Geometry through the study of solid objects. The methodology used for its implementation and the main features of the application are described. A selection of concepts was carried out to determine the functional structure of the software should have. From this, the main features were modeled through processes of vector geometry equivalent to that used in Descriptive Geometry. The main features introduced include: the projection process, the representation of hidden lines in three-dimensional model and the projections, successive auxiliary views in real time, and the intersection process. All these tools are implemented in an application that aids the learning process of the students and the teaching procedures of professors. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Design & tecnologia [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS. Vol. 4, n.6 (2013), p.20-32 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Geometria descritiva | pt_BR |
dc.subject | HyperCAL3D | en |
dc.subject | Design | pt_BR |
dc.subject | Descriptive geometry | en |
dc.subject | Computer-based learning | en |
dc.subject | Design de produto | pt_BR |
dc.subject | Metodologia | pt_BR |
dc.title | Hypercal 3D, uma ferramenta computacional para o apoio do processo de ensino-aprendizagem de geometria descritiva | pt_BR |
dc.title.alternative | Hypercal 3D, a computational tool to support the teaching and learning process of descriptive geometry | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000969315 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Journal Articles (40977)Applied and Social Sciences (4187)