Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorFraga, Fernando Bueno Ferreira Fonseca dept_BR
dc.contributor.authorRosa, Russel Teresinha Dutra dapt_BR
dc.date.accessioned2015-06-20T02:01:29Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.issn1516-7313pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/118049pt_BR
dc.description.abstractEste artigo investiga textos de divulgação científica (TDC), publicados na revista Ciência Hoje das Crianças, relacionados à microbiologia. As crianças, embora entrem em contato com microrganismos, não têm a oportunidade de observá-los diretamente, fator relevante na seleção dos textos para análise. O material foi analisado conforme as características do discurso de divulgação científica, descritas na literatura para textos voltados para adultos. Os resultados evidenciaram que esses elementos também ocorrem nos textos para o público infantil, corroborando a ideia de que a divulgação científica produz um discurso próprio, não se tratando de mera simplificação do científico. Os textos têm como marcas distintivas: o apelo à leitura feito mediante o uso de imagens, a informalidade da linguagem, e tentativas de aproximação do cotidiano das crianças, conforme pressupostas pelos autores dos artigos. Observou-se, também, que os textos versam de maneira atualizada e interdisciplinar sobre a microbiologia, oferecendo possibilidade de aplicação em aulas de ciências.pt_BR
dc.description.abstractThis article aims to analyze scientific popularization texts related to microbiology published in the magazine “Ciência Hoje das Crianças”. Children, in spite of their contact with microorganisms, do not observe them directly, a situation which is important regarding the selection of texts. The material was scrutinized in accordance with the characteristics of the discourse of scientific popularization, as described in the literature related to texts for adults. Results show that these features are also present in texts for children, which corroborates the idea that scientific popularization has a discourse of its own. The texts have, as their distinctive features, the appeal to reading done via the intervention of pictures and the use of informal language: an attempt to approach the children’s daily lives, as presupposed by the authors of the texts. Also, they appeared to offer a interdisciplinary approach to microbiology, offering the possibility of the use the texts in science classes.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCiência & educação. Bauru, SP. Vol. 21, n.1 (2015), p. 199-218pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectScientific textsen
dc.subjectMicrobiologiapt_BR
dc.subjectCiência Hoje das Criançasen
dc.subjectDivulgação científicapt_BR
dc.subjectMagazineen
dc.subjectMicrobiologyen
dc.titleMicrobiologia na revista Ciência Hoje das Crianças : análise de textos de divulgação científicapt_BR
dc.title.alternativeThe Microbiology in the Ciência Hoje das Crianças magazine : an analysis of scientific popularization textsen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000953932pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem