Uma replicação da escala de Gursoy, Kim e Uysal para mensurar os impactos de eventos especiais
Fecha
2007Autor
Tutor
Nivel académico
Maestría
Tipo
Materia
Resumo
Eventos especiais têm um papel importante dentro da administração e do marketing de lugares, mas para obter o máximo retorno de tais festividades, seja em termos econômicos ou sociais, é preciso gerenciá-las com o conhecimento de seus impactos. O presente trabalho replica, com algumas modificações, o estudo de Gursoy, Kim e Uysal (2004), adaptando para o cenário brasileiro a escala para medir os impactos causados na comunidade, por festas populares, de acordo com a opinião dos envolvidos. A pes ...
Eventos especiais têm um papel importante dentro da administração e do marketing de lugares, mas para obter o máximo retorno de tais festividades, seja em termos econômicos ou sociais, é preciso gerenciá-las com o conhecimento de seus impactos. O presente trabalho replica, com algumas modificações, o estudo de Gursoy, Kim e Uysal (2004), adaptando para o cenário brasileiro a escala para medir os impactos causados na comunidade, por festas populares, de acordo com a opinião dos envolvidos. A pesquisa aqui descrita, realizada em quatro eventos distintos no Rio Grande do Sul, envolveu um total de 1093 respondentes e seus resultados permitiram validar a escala adaptada para o Brasil, ao mesmo tempo que foram identificados três tipos de impactos gerados pelas festas populares: os Benefícios Socioeconômicos, os Benefícios Socioculturais e os Custos Sociais. ...
Abstract
Festivals and special events have an important role in the segments of marketing and management of locals. However, to achieve the maximal economical and social return from such events, it is necessary to manage them taking in consideration their impacts on society. This study is a replication, with some changes, about the study carried out by Gursoy, Kim and Uysal (2004), bringing into Brazilian reality the scale to measure the perceived impacts of special events on community, according to the ...
Festivals and special events have an important role in the segments of marketing and management of locals. However, to achieve the maximal economical and social return from such events, it is necessary to manage them taking in consideration their impacts on society. This study is a replication, with some changes, about the study carried out by Gursoy, Kim and Uysal (2004), bringing into Brazilian reality the scale to measure the perceived impacts of special events on community, according to the stakeholders. The survey was realized in four different events in Rio Grande do Sul, with a total of 1093 interviewed people and the results allowed the validation of the adapted scale for Brazil. The study could also identify three groups of different impacts of festivals on communities: socialeconomical benefits, social-cultural benefits and social costs. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Programa de Pós-Graduação em Administração.
Colecciones
-
Ciencias Sociales Aplicadas (6070)Administración (1952)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License