Das mandalas às teias : a educação integral favorecendo os processos inclusivos
View/ Open
Date
2015Author
Advisor
Academic level
Specialization
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho visa perceber os efeitos da educação integral nos processos de inclusão escolar de alunos com deficiência. Seu objetivo principal foi investigar as relações e interlocuções entre educação integral e educação inclusiva, procurando perceber quais as contribuições que uma escola organizada pedagogicamente a partir da proposta de educação integral, pode possibilitar para os processos de inclusão escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, caracterizando-se como um estudo de caso de ...
Este trabalho visa perceber os efeitos da educação integral nos processos de inclusão escolar de alunos com deficiência. Seu objetivo principal foi investigar as relações e interlocuções entre educação integral e educação inclusiva, procurando perceber quais as contribuições que uma escola organizada pedagogicamente a partir da proposta de educação integral, pode possibilitar para os processos de inclusão escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, caracterizando-se como um estudo de caso de inspiração etnográfica, sobre os efeitos da educação integral nos processos de inclusão escolar de alunos com deficiência de acordo com a perspectiva de três pedagogas e um professor especialista que realizam a sua docência junto aos alunos de uma escola municipal de Canoas, em uma turma de Ensino Fundamental, composta por oitenta alunos, sendo que nove possuem deficiência. Os aportes teóricos foram: Jaqueline Moll, Maria Beatriz P. Titton e Suzana M. Pacheco nos argumentos sobre Educação Integral; Humberto Maturana e Philippe Meirieu ao tratar sobre a relação pedagógica; e, Mauren L. Tezzari, Claudio Baptista sobre inclusão escolar. As análises apontam para um entendimento da educação integral como promotora das distintas dimensões dos alunos. Também observou-se que há necessidade de maior compreensão das professoras quanto à ampliação do tempo escolar, considerando que elas percebem a importância da educação integral para a inclusão escolar, porém necessitam de um adensamento e problematização da concepção de tempo nos processos inclusivos articulados à formação integral dos educandos. Como contribuições a pesquisa possibilitou refletir que a educação integral surge como uma proposta de educação que contribui para a inclusão de alunos com deficiência no sistema regular de ensino ao propiciar a ampliação e articulação dos tempos e espaços escolares e do currículo interdisciplinar que favoreça aprendizagens significativas e formação integral através do conhecimento complexo, das relações entre os indivíduos, e do foco nos diferentes ritmos e tempos de aprendizagens. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Educação Integral na Escola Contemporânea : Ênfase na Abordagem Teórica Metodológica, Trajetórias Criativas.
Collections
-
Humanities (1949)
This item is licensed under a Creative Commons License