A contribuição dos oficineiros na construção e desenvolvimento de um projeto de educação integral
dc.contributor.advisor | Titton, Maria Beatriz Pauperio | pt_BR |
dc.contributor.author | Rosa, Fernanda Machado da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-06-09T01:59:35Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/117565 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo refere-se ao estudo acerca da operacionalização do Programa Mais Educação na perspectiva de Educação Integral, buscando identificar e analisar, por meio de pesquisa qualitativa, a contribuição de oficineiros na sua construção e no seu desenvolvimento em uma escola pública de Alvorada/RS. As reflexões realizadas apontam para a necessidade e possibilidade de articulação entre professores regentes e oficineiros que desenvolvem atividades do Programa Mais Educação. A investigação de cunho qualitativo envolve análise documental, entrevistas, questionários e observação com a participação de gestores, professores, oficineiros e alunos. Essa metodologia favorece o processo de formação integral tanto do aluno como do docente, ou seja, através de uma escola de educação integral de desenvolvimento pleno do ser humano (cognitivo, afetivo, ético, social, lúdico e estético). E para corroborar com tal formação é necessária a reorganização dos horários e espaços escolares. A fim de que os oficineiros, que carregam o território educativo, possam melhor desenvolver seu trabalho, fica evidenciada a necessidade de trocas, planejamentos e avaliação em conjunto com os professores regentes, em que, será verificada a evolução dos alunos ou a necessidade de haver um estudo mais aprofundado para o desenvolvimento deles. Logo, conclui-se que a inclusão da gestão, que pode vir do próprio oficineiro e, com auxílio da equipe pedagógica da escola e direção podem tomar um rumo mais aprimorado no ato de educar. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação integral | pt_BR |
dc.subject | Gestão da educação | pt_BR |
dc.subject | Programa Mais Educação. | pt_BR |
dc.title | A contribuição dos oficineiros na construção e desenvolvimento de um projeto de educação integral | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000966564 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização em Educação Integral na Escola Contemporânea : Ênfase na Abordagem Teórica Metodológica, Trajetórias Criativas | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Humanities (1949)