Gestão escolar e sua influência na implementação da proposta de educação integral
dc.contributor.advisor | Titton, Maria Beatriz Pauperio | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Dânia Carenine da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-06-09T01:59:31Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/117548 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo analisa gestão democrática na escola pública e sua influência na implementação da proposta de Educação Integral. O enfoque é especificamente na implantação e execução da proposta de Educação Integral em duas escolas do município de Esteio, CMEB Alberto Pasqualini e CMEB Paulo Freire, onde a primeira implantou a proposta após muitos anos de existência e a segunda foi criada para este propósito. Procurei estudar a gestão democrática com base nos estudos de Lück e a Educação Integral, baseada nos documentos oficiais, bem como nos estudos de Moll, Pacheco, Padilha e Titton. O artigo tem como orientação metodológica a abordagem da pesquisa qualitativa, baseada a pesquisa bibliográfica, documental e de campo. O texto apresenta a análise da implantação da Educação Integral nestas duas escolas citadas, bem como questiona se a prática realizada é considerada Educação Integral ou ampliação de jornada, turno integral. Destaca também a importância de uma gestão democrática para o sucesso desta proposta, que deve estar baseada no diálogo, de fazer com que os envolvidos no processo educativo sintam-se parte do todo no que tange a participação e as tomadas de decisões no cotidiano escolar. Desenvolver ações que democratizem a gestão da escola não é tarefa fácil, é necessário pensar ações que possibilitem a descentralização de poder e a participação efetiva de todos. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação integral | pt_BR |
dc.subject | Gestão escolar | pt_BR |
dc.title | Gestão escolar e sua influência na implementação da proposta de educação integral | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000966949 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização em Educação Integral na Escola Contemporânea : Ênfase na Abordagem Teórica Metodológica, Trajetórias Criativas | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1949)