Gestão escolar e sua influência na implementação da proposta de educação integral
Fecha
2015Autor
Nivel académico
Especialización
Resumo
Este artigo analisa gestão democrática na escola pública e sua influência na implementação da proposta de Educação Integral. O enfoque é especificamente na implantação e execução da proposta de Educação Integral em duas escolas do município de Esteio, CMEB Alberto Pasqualini e CMEB Paulo Freire, onde a primeira implantou a proposta após muitos anos de existência e a segunda foi criada para este propósito. Procurei estudar a gestão democrática com base nos estudos de Lück e a Educação Integral, ...
Este artigo analisa gestão democrática na escola pública e sua influência na implementação da proposta de Educação Integral. O enfoque é especificamente na implantação e execução da proposta de Educação Integral em duas escolas do município de Esteio, CMEB Alberto Pasqualini e CMEB Paulo Freire, onde a primeira implantou a proposta após muitos anos de existência e a segunda foi criada para este propósito. Procurei estudar a gestão democrática com base nos estudos de Lück e a Educação Integral, baseada nos documentos oficiais, bem como nos estudos de Moll, Pacheco, Padilha e Titton. O artigo tem como orientação metodológica a abordagem da pesquisa qualitativa, baseada a pesquisa bibliográfica, documental e de campo. O texto apresenta a análise da implantação da Educação Integral nestas duas escolas citadas, bem como questiona se a prática realizada é considerada Educação Integral ou ampliação de jornada, turno integral. Destaca também a importância de uma gestão democrática para o sucesso desta proposta, que deve estar baseada no diálogo, de fazer com que os envolvidos no processo educativo sintam-se parte do todo no que tange a participação e as tomadas de decisões no cotidiano escolar. Desenvolver ações que democratizem a gestão da escola não é tarefa fácil, é necessário pensar ações que possibilitem a descentralização de poder e a participação efetiva de todos. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Educação Integral na Escola Contemporânea : Ênfase na Abordagem Teórica Metodológica, Trajetórias Criativas.
Colecciones
-
Ciencias Humanas (1949)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License