Mostrar el registro sencillo del ítem
Curiosidade e apredizagem na iniciação científica do ensino fundamental : caminhos traçados pela intervenção do professor
dc.contributor.advisor | Lacerda, Rosália Procasko | pt_BR |
dc.contributor.author | Saucedo, Marilda Mena Barreto Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-06-06T02:00:11Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/117529 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo propõe-se a constatar a relevância do trabalho pedagógico na supremação da curiosidade ingênua do estudante para a curiosidade epistemológica nos projetos de Iniciação Científica do ensino fundamental, na Ação Teórico Metodológica Trajetórias Criativas. O estudo constitui-se de uma pesquisa qualitativa que usou como metodologia a observação direta e entrevistas com duas professoras/orientadoras e quatro estudantes/pesquisadores. O referencial teórico adotado foi a Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire, que assegura que sem curiosidade não existe conhecimento. Constatou-se que a conduta do professor/orientador respaldada na sustentação solidária e na pedagogia da pergunta são fundamentais para que o aluno transpasse o conhecimento ingênuo em direção ao conhecimento epistemológico. As estratégias de ação adotadas pelos professores a partir das reuniões de planejamento conjunto são fundamentais na condução do pensamento do aluno/pesquisador, e também na análise de cada orientando, tanto no desenvolvimento cognitivo e intelectual, quanto no processo de amadurecimento e, portanto pode-se perceber a autoria e a autonomia do adolescente na construção do seu conhecimento. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação integral | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Iniciação científica | pt_BR |
dc.subject | Curiosidade | pt_BR |
dc.subject | Aluno | pt_BR |
dc.title | Curiosidade e apredizagem na iniciação científica do ensino fundamental : caminhos traçados pela intervenção do professor | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000966822 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização em Educação Integral na Escola Contemporânea : Ênfase na Abordagem Teórica Metodológica, Trajetórias Criativas | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Ciencias Humanas (1949)