A interdisciplinaridade como um caminho possível para uma educação integral
Fecha
2015Autor
Tutor
Nivel académico
Especialización
Resumo
Esse artigo tem como principal objetivo discutir a educação integral a partir de um trabalho interdisciplinar, considerando a interdisciplinaridade como requisito fundamental para a concretização da educação integral na escola contemporânea. A pesquisa foi realizada junto ao corpo docente, direção, supervisão e alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Décio Martins Costa em Porto Alegre, situada no bairro Sarandi. A metodologia utilizada para a realização da pesquisa é a pesquisa-ação c ...
Esse artigo tem como principal objetivo discutir a educação integral a partir de um trabalho interdisciplinar, considerando a interdisciplinaridade como requisito fundamental para a concretização da educação integral na escola contemporânea. A pesquisa foi realizada junto ao corpo docente, direção, supervisão e alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Décio Martins Costa em Porto Alegre, situada no bairro Sarandi. A metodologia utilizada para a realização da pesquisa é a pesquisa-ação crítico-colaborativa a partir dos referenciais de Pimenta (PIMENTA, 2005). O presente trabalho visa proporcionar uma perspectiva acerca da visão de parte do quadro docente, área diretiva e dos alunos desta instituição, a respeito da ideia de se realizar um trabalho interdisciplinar para uma educação integral de qualidade. Os resultados alcançados a partir da pesquisa demonstram que os professores entrevistados estão bastante motivados e dispostos a desenvolver esse tipo de trabalho, enquanto que os alunos se mostram abertos a novas metodologias que proporcionem a eles novas experiências. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Educação Integral na Escola Contemporânea : Ênfase na Abordagem Teórica Metodológica, Trajetórias Criativas.
Colecciones
-
Ciencias Humanas (1948)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License