Educação em tempo integral : conquistas e desafios na educação infantil
dc.contributor.advisor | Goulart, Ligia Beatriz | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Andrea da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-06-06T02:00:10Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/117527 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo resulta das construções realizadas no Curso de Especialização em Educação Integral na Escola Contemporânea: ênfase na abordagem teórico metodológica Trajetórias Criativas - UFRGS. O objetivo da investigação foi examinar as práticas pedagógicas dos professores da educação infantil integral, bem como seus planejamentos para analisar o currículo proposto com vistas à educação integral. Assim foi realizado contato com a escola do referido estudo, para uma pesquisa qualitativa num estudo de caso, onde os profissionais envolvidos na turma responderam a um questionário de quatro perguntas, foram observados em oito aulas diversas, acompanhados em duas reuniões pedagógicas e tiveram seus planos semestrais analisados. Para fundamentação teórica a pesquisa teve base nos educadores Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro, Maria Carmem Silveira Barbosa e Jaqueline Moll. Ao analisar os dados coletados observam-se as aproximações e distanciamentos da proposta de Educação Integral na Escola de Tempo Integral. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação integral | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Currículo | pt_BR |
dc.title | Educação em tempo integral : conquistas e desafios na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de especialização | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000966808 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2015 | pt_BR |
dc.degree.level | especialização | pt_BR |
dc.degree.specialization | Especialização em Educação Integral na Escola Contemporânea : Ênfase na Abordagem Teórica Metodológica, Trajetórias Criativas | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Ciências Humanas (1949)