A perspectivas para o trabalho de conceitos gramaticais em língua portuguesa
Visualizar/abrir
Data
2015Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
Este artigo propõe esclarecer e apresentar quais as contribuições do Método Montessoriano para o ensino de Língua Portuguesa das séries iniciais às finais do Ensino Fundamental. Trata-se de um método que, há mais de um século, já propunha uma educação na qual se valorizava muito mais a liberdade da criança do que os métodos ditos tradicionais, constituindo-se como uma educação libertadora, visando à formação de um indivíduo pensante e capaz de desenvolver sozinho sua aprendizagem e, assim, dese ...
Este artigo propõe esclarecer e apresentar quais as contribuições do Método Montessoriano para o ensino de Língua Portuguesa das séries iniciais às finais do Ensino Fundamental. Trata-se de um método que, há mais de um século, já propunha uma educação na qual se valorizava muito mais a liberdade da criança do que os métodos ditos tradicionais, constituindo-se como uma educação libertadora, visando à formação de um indivíduo pensante e capaz de desenvolver sozinho sua aprendizagem e, assim, desempenhar sua autonomia. Esse método, cuja base filosófica é o positivismo, se constitui em uma metodologia que pode atender melhor ao desenvolvimento infantil, através da construção de materiais pedagógicos que auxiliam no crescimento do pensamento da criança. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Especialização em Gramática e Ensino de Língua Portuguesa.
Coleções
Este item está licenciado na Creative Commons License