As concepções de Educação Ambiental do Laboratório de Inteligência do Ambiente Urbano (LIAU) realizadas dentro da proposta de Educação Integral no contra turno da Rede Municipal de Educação de Porto Alegre
Fecha
2015Tutor
Nivel académico
Especialización
Resumo
O artigo analisa as relações que existem entre a Educação Ambiental realizadas no LIAU e a Educação Integral que visa a formação do aluno-cidadão. Neste artigo é analisado como a concepção de Educação Ambiental adotada pelo LIAU, alicerçada na educação de base local, ou seja, baseada no lugar onde o aluno vive, se aproxima dos princípios norteadores que abarcam a Educação Integral. Para isso, foi realizada uma análise qualitativa que usou como método o estudo de caso. O material utilizado para ...
O artigo analisa as relações que existem entre a Educação Ambiental realizadas no LIAU e a Educação Integral que visa a formação do aluno-cidadão. Neste artigo é analisado como a concepção de Educação Ambiental adotada pelo LIAU, alicerçada na educação de base local, ou seja, baseada no lugar onde o aluno vive, se aproxima dos princípios norteadores que abarcam a Educação Integral. Para isso, foi realizada uma análise qualitativa que usou como método o estudo de caso. O material utilizado para coleta de dados foram relatórios anuais das atividades de cinco escolas da Rede Municipal de Educação de Porto Alegre, analisados através da metodologia de análise de conteúdo. O trabalho é discutido através dos dados levantados nos relatórios destas escolas, possibilitando as comparações entre categorias que indicam os princípios norteadores da Educação Integral com os realizados na Educação Ambiental do LIAU. Os resultados da pesquisa demonstram que a Educação Ambiental realizada na Rede Municipal de Educação de Porto Alegre tem princípios e características de uma educação integralizada, formadora de alunos cidadãos e autônomos cientes dos problemas da sociedade e do lugar onde vivem. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Educação Integral na Escola Contemporânea : Ênfase na Abordagem Teórica Metodológica, Trajetórias Criativas.
Colecciones
-
Ciencias Humanas (1949)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License