Do professor tradicional ao inovador : novos papéis docentes
Fecha
2015Autor
Nivel académico
Especialización
Resumo
A universalização da educação tem trazido não apenas benefícios, mas também problemas que acabam se refletindo no dia a dia de docentes e estudantes. Uma dessas questões refere-se à retenção e, como consequência, a um elevado número de estudantes que se encontram em defasagem na relação idade/série. Neste artigo a proposta é verificar as práticas docentes que têm tentado dar conta dos problemas vivenciados nos últimos tempos. Para isso é feita a revisão dos modelos pedagógicos vigentes, partind ...
A universalização da educação tem trazido não apenas benefícios, mas também problemas que acabam se refletindo no dia a dia de docentes e estudantes. Uma dessas questões refere-se à retenção e, como consequência, a um elevado número de estudantes que se encontram em defasagem na relação idade/série. Neste artigo a proposta é verificar as práticas docentes que têm tentado dar conta dos problemas vivenciados nos últimos tempos. Para isso é feita a revisão dos modelos pedagógicos vigentes, partindo do ensino tradicional até as práticas inovadoras. Muitas medidas governamentais e não governamentais foram tomadas para tentar solucionar esta problemática e dentre elas pode-se destacar o Programa Acelera que atua nos primeiros anos do ensino fundamental, o Programa Mais Educação surgindo como uma das propostas que visam à educação integral e o Projeto Trajetórias Criativas atuante nos últimos anos do ensino fundamental com o objetivo de reduzir a defasagem idade série entre os jovens. O presente estudo teve por base uma pesquisa qualitativa e quantitativa com dezessete professores com o objetivo de perceber como propostas como o Projeto Trajetórias Criativas agem no dia a dia do professor e até que ponto essas práticas contribuem para a transformação da sala de aula. A partir das entrevistas realizadas com estes professores procura-se entender como os novos papéis docentes podem contribuir para encontrar caminhos que levem à redução dos problemas causadores da defasagem escolar e sugerem-se com a análise das metodologias, novas medidas que possam ajudar a transformar a realidade da nossa educação. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Educação Integral na Escola Contemporânea : Ênfase na Abordagem Teórica Metodológica, Trajetórias Criativas.
Colecciones
-
Ciencias Humanas (1949)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License