Um olhar sobre a representação da figura do professor no cinema
View/ Open
Date
2015Author
Advisor
Academic level
Specialization
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este artigo apresenta uma breve reflexão sobre a representação da imagem do professor no cinema, buscando analisar, através das falas e da construção das cenas e dos personagens, como esse profissional é visto pela sociedade e o que se espera de suas atitudes a frente de seus alunos. Além disso, procuramos observar de que forma as práticas pedagógicas são exploradas e qual a importância desse ponto para a concepção da imagem do educador no meio cinematográfico. Elegemos um filme para a presente ...
Este artigo apresenta uma breve reflexão sobre a representação da imagem do professor no cinema, buscando analisar, através das falas e da construção das cenas e dos personagens, como esse profissional é visto pela sociedade e o que se espera de suas atitudes a frente de seus alunos. Além disso, procuramos observar de que forma as práticas pedagógicas são exploradas e qual a importância desse ponto para a concepção da imagem do educador no meio cinematográfico. Elegemos um filme para a presente discussão: Mentes perigosas (Dangerous minds), filme norte-americano lançado em 1995. Este filme proporciona ao espectador a possibilidade de refletir sobre os limites da relação professor-aluno, bem como sobre as atividades realizadas em sala de aula pela personagem principal. As cenas do filme selecionado serão expostas e analisadas à luz da teoria da Análise do Discurso e dos conceitos do filósofo argentino Julio Cabrera, tendo em vista a linguagem usada pela sétima arte e seus artifícios para transmitir a mensagem almejada. Veremos que a relação professor-aluno neste filme pode ser resumida em uma palavra: envolvimento. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Especialização em Gramática e Ensino de Língua Portuguesa.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License