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dc.contributor.advisorSouza, Luisandro Mendes dept_BR
dc.contributor.authorMerlo, Francieli Janaínapt_BR
dc.date.accessioned2015-06-06T02:00:03Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/117498pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo estudar os diferentes significados do verbo tomar em português e os papéis temáticos que ele atribui. Para isso fez-se necessário uma investigação sobre o processo polissêmico, a valência verbal, os papéis temáticos verbais e sobre os sentidos que o verbo apresenta. O estudo foi baseado nas propostas de LYONS (1981), DAMASCENO (2006), CANÇADO (2008) e de PERINI (2008, 2010). A pesquisa reforça a importância de se trabalhar com a polissemia no ensino de língua portuguesa. Considerando que há muitos verbos polissêmicos na nossa língua e que seus sentidos, na maioria das vezes, não são trabalhados na escola, limitandose, quase sempre, ao ensino de regência e conjugação verbal será proposta uma atividade prática sobre o verbo tomar que poderá ser aplicada em sala de aula.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectVerbospt_BR
dc.subjectPolissemiapt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.titleVerbo tomar : polissemia e papéis temáticospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000966160pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationEspecialização em Gramática e Ensino de Língua Portuguesapt_BR


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