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dc.contributor.advisorCallegaro-de-Menezes, Danielapt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Rodrigo da Cunhapt_BR
dc.date.accessioned2015-06-04T02:00:04Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/117468pt_BR
dc.description.abstractIdentificar onde uma empresa deve direcionar seus esforços no mercado de videogames pode ser essencial para que ela cresça ou até mesmo sobreviva. Apesar deste mercado no Brasil seguir em um ritmo acelerado de crescimento em relação ao restante do mundo, é imprescindível às empresas que conheçam seu público-alvo para oferecer-lhe soluções mais adequadas. Ainda assim, esta é uma premissa frequentemente negligenciada pelos empresários, especialmente aqueles menos experientes. O presente trabalho utilizou pesquisas exploratórias, pesquisas conclusivas e um método de análise que permitiu analisar as preferências dos clientes de uma empresa do ramo, mas que poderiam ser replicados para qualquer outra empresa. Com os resultados encontrados, foi possível identificar as principais oportunidades de criação ou melhoria de serviços que poderiam satisfazer os principais desejos e necessidades de consumo dos clientes pesquisados. De posse destas informações, empresários do setor e especialmente da empresa estudada, podem direcionar seus esforços no sentido de desenvolver tais serviços e agreguem mais valor aos seus clientes, obtendo melhores resultados econômicos como consequência.pt_BR
dc.description.abstractNowadays, for a company in the videogame market, identifying where to put their efforts could be essential to grow and even to survive. Although this market is growing faster in Brazil than in the rest of the world, it is imperative to companies that they truly know their target audience to offer proper solutions. Yet, this is something overlooked by many entrepreneurs, especially those with lower business administration experience. This term paper conducted exploratory research, conclusive research and an analysis method that allowed to analyze customers preferences from an specific company; but still, this methodology could be replicated to any other company. With this study’s findings, it was possible to identify the main opportunities to create or improve services that could satisfy main consumer needs and wants. With this information, administrators from this market and, especially, from the studied company, can focus their efforts to develop such services and add more value to their customers, obtaining better results as a consequence.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMarketingen
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectConsumer behavioren
dc.subjectServiços : Clientept_BR
dc.subjectIdentifying needs of customersen
dc.subjectNew productsen
dc.subjectProducts and services developmenten
dc.subjectOpportunities mappingen
dc.subjectCo-creationen
dc.titleIdentificação de oportunidades de serviços aos consumidores de videogamept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000967556pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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