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dc.contributor.advisorSlongo, Luiz Antoniopt_BR
dc.contributor.authorDidone, Sarah Carolinept_BR
dc.date.accessioned2015-06-04T02:00:01Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/117460pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho procurou verificar de que maneira as publicações em blogs de moda estão influenciando o comportamento dos consumidores que os leem. O crescimento do mercado da moda brasileiro entre 2003 e 2013 fez com que o mesmo atingisse a posição de oitavo maior mercado de moda do mundo. Paralelamente a isso, os blogs de moda – veículos da web nos quais os autores expressam opiniões a respeito do tema e outros assuntos relacionados – ganharam popularidade, impulsionados pelo aumento no acesso dos brasileiros à internet. Diversas empresas do mercado de moda estão interessadas em anunciar seus produtos através destes blogs, desenvolvendo variadas formas de parceria. Inicialmente, foram coletados dados secundários sobre o comportamento do consumidor, o processo de decisão de compra, os fatores que influenciam o comportamento do consumidor e blogs. Posteriormente, foi realizada uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa, na qual foram entrevistados quatro blogueiros e dez leitores de blogs de moda. Concluiu-se, então, que as etapas do processo de decisão de compra mais impactadas pelas publicações em blogs de moda são o reconhecimento da necessidade e o consumo, já as menos impactadas são a busca por informações e a avaliação pós-consumo. Em comparação a outros fatores de influência, os fatores sociais relacionados na pesquisa, como família e amigos e colegas de trabalho/faculdade, foram considerados mais impactantes que os blogs para metade dos leitores entrevistados, enquanto a outra metade se dividiu entre os fatores pessoais e culturais mencionados.pt_BR
dc.description.abstractThis study sought to verify in which way blog posts are influencing the behavior of consumers who read them. The growth of the brazilian fashion market between 2003 and 2013 made it reach the position of eigth largest fashion market in the world. Alongside this, fashion blogs – web vehicles in which the authors express opinions on the subject and other related issues – have gained popularity, driven by the increase in the amount of brazilians that have access to the internet. Several fashion market companies are interested in advertinsing their products through these blogs, developing various forms of partnership. Initially were collected secondary data on consumer behavior, the buying decision process, the factors that influence consumer behavior and blogs. Subsequently, an exploratory and qualitative search was carried, in which four bloggers and ten readers of fashion blogs were interviewed. We conclude, then, that the stages of the buying decision process that are more influenced by fashion blogs publications are the need recongnition and consumption, and the least affected are the information search and post-purchase evaluation. Compared to other influencing factors, the social factors related in the research such as family and friends and coworkers/college classmates were considered more important than blogs to half of the readers, while the other half split between the personal and cultural factors mentioned.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectConsumer behavioren
dc.subjectBlogpt_BR
dc.subjectBuying decision processen
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectFashionen
dc.subjectInfluênciapt_BR
dc.subjectFashion blogsen
dc.subjectModapt_BR
dc.subjectDecisão de comprapt_BR
dc.titleA influência dos blogs de moda no comportamento do consumidorpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000967657pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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