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dc.contributor.advisorPrimo, Alessandra Teixeirapt_BR
dc.contributor.authorSardá, Thais de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2015-06-03T01:59:44Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/117425pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação tem por objetivo compreender a gestão de identidade de sujeitos em dois sites de redes sociais, Facebook e LinkedIn, simultaneamente. Em um contexto no qual as interações pessoais e profissionais ocorrem também online, discute-se quais as motivações e as estratégias para a representação social nesses espaços. Por isso, realizou-se uma revisão teórica de conceitos ligados a sites de redes sociais, representação social, performance, gestão de identidade e visibilidade. No estudo de caso, utilizou-se como técnicas de pesquisa observação não participante, análise de conteúdo e entrevista em profundidade, com o intuito de identificar não só as estratégias dos sujeitos enquanto se apresentam às respectivas redes de contatos, mas também como as affordances dos sites os conduzem nesses comportamentos. Para tanto, procurou-se analisar os posts e os perfis de 10 profissionais de Tecnologia da Informação (TI) no Facebook e no LinkedIn, por um período de dois meses típicos. Ao ampliar a discussão sobre o tema e apresentar os resultados, conclui-se que a gestão de identidade em sites de redes sociais nesse grupo é traduzida em pelo menos 15 estratégias conscientes durante o uso das redes: criar perfis em sites de redes sociais diferentes; buscar uma estratégia de autoapresentação para cada site; escolher uma foto para cada site; manter uma postura diferente em cada site; formar redes de contatos distintas; estabelecer uma autocensura sobre os conteúdos postados; medir as palavras antes de publicar um post; tentar presumir o que a audiência irá pensar sobre os posts; expor mais ou menos a vida pessoal conforme o site; entender os sites enquanto espaços de exibição; manter uma expectativa sobre as interações nos posts; controlar o tempo nas redes sociais; atualizar — ou não — os perfis; lidar conscientemente com as multiplicidades identitárias; e justificar sua postura pelas finalidades dos sites.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to understand the identity management of subjects in two social network sites simultaneously, Facebook and LinkedIn. In a context in which personal and professional interactions happen also online, this work discussed motivations and strategies for social representation in these spaces. Therefore, this thesis carried out a theoretical review of concepts related to social network sites, social representation, performance, identity management and visibility. The study used research techniques as non-participant observation, content analysis and depth interviews to identify strategies of the subjects when they present themselves to their networks and also how site's affordances are visible on these behaviors. Therefore, posts and profiles of 10 Information Technology professionals on Facebook and LinkedIn on two typical months were analyzed. To enlarge the discussion on the theme and present the results from this group, it is stated that identity management on social network sites results into strategies during the use of networks, like creating profiles on different social network sites; looking for a self-presentation strategy for each site; choosing different photos; mantaining a distinct posture at each site; form different networks; establishing self-censorship on posted content; mincing words before publishing a post; assuming what the audience will think about the posts; exposing personal life in different ways; understanding the sites as exhibition spaces; keeping an expectation about interactions in the posts; tracking time on social networks; updating — or not — the profiles; consciously dealing with the identity multiplicities; and justifying their stance by the purposes of the sites.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPerformanceen
dc.subjectInteração mediada por computadorpt_BR
dc.subjectSocial representationen
dc.subjectRepresentação socialpt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectIdentity managementen
dc.subjectSocial network sitesen
dc.subjectFacebooken
dc.subjectLinkedInen
dc.titleA gestão de identidade dos sujeitos nos sites de redes sociais Facebook e LinkedInpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000967849pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e Informaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2015pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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