Conhecimento histórico e diálogo social
Fecha
2014Autor
Otro título
Historical knowledge and social dialogue
Resumo
Este texto foi lido como conferência na abertura do XXVII Simpósio Nacional de História realizado em julho de 2013 na cidade de Natal. Aborda, inicialmente, a partir de alguns exemplos, as diversas formas pelas quais as sociedades contemporâneas lidam com o seu passado. A seguir, trata dos desafios do profissional de História no Brasil na atualidade, especialmente no que diz respeito a seus diálogos com outros grupos sociais, enfatizando três facetas dessas interlocuções nas quais a Anpuh estev ...
Este texto foi lido como conferência na abertura do XXVII Simpósio Nacional de História realizado em julho de 2013 na cidade de Natal. Aborda, inicialmente, a partir de alguns exemplos, as diversas formas pelas quais as sociedades contemporâneas lidam com o seu passado. A seguir, trata dos desafios do profissional de História no Brasil na atualidade, especialmente no que diz respeito a seus diálogos com outros grupos sociais, enfatizando três facetas dessas interlocuções nas quais a Anpuh esteve bastante envolvida nos últimos anos: o ensino de História, a relação dos historiadores com as comissões da verdade e a atuação desses profissionais em espaços voltados à preservação, organização e disponibilização ao público do patrimônio histórico. ...
Abstract
This paper was read as the opening conference at the XXVII National History Symposium held in July 2013 in the city of Natal. It discusses initially from a few examples, the various ways in which contemporary societies deal with their past. Then focuses on the challenges of professional historian in Brazil today, especially regarding to its dialogues with other social groups, emphasizing three aspects of these dialogues in which Anpuh has been heavily involved in recent years: the teaching of h ...
This paper was read as the opening conference at the XXVII National History Symposium held in July 2013 in the city of Natal. It discusses initially from a few examples, the various ways in which contemporary societies deal with their past. Then focuses on the challenges of professional historian in Brazil today, especially regarding to its dialogues with other social groups, emphasizing three aspects of these dialogues in which Anpuh has been heavily involved in recent years: the teaching of history, the relationship of historians with truth commissions and the work of these professionals in spaces dedicated to the preservation, organization and public disclosure of historical heritage. ...
En
Revista brasileira de história. São Paulo, SP. Vol. 34, n. 67 (2014), f. 325-345
Origen
Nacional
Colecciones
-
Artículos de Periódicos (39124)Ciencias Humanas (6674)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License