Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBernardes, Mauricio Moreira e Silvapt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Geísa Gaiger dept_BR
dc.contributor.authorRuecker, Stanpt_BR
dc.contributor.authorSato, Keiichipt_BR
dc.date.accessioned2015-05-23T02:01:28Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.issn2178-1974pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/117034pt_BR
dc.description.abstractNo Brasil, apesar da importância do processo de gestão de design, o foco de investigação nesta área é bastante recente. Parte desses estudos são direcionados para grandes empresas de diferentes segmentos de mercado. Nesse contexto, a realização de pesquisas que visem compreender a situação das pequenas empresas brasileiras é particularmente oportuna devido aos incentivos governamentais para ajudá-las a tonarem-se mais inovadoras e produtivas. Este artigo apresenta os resultados de um projeto que visa identificar oportunidades de pesquisa de design para pequenas empresas que podem orientar o desenvolvimento de novas políticas e investimentos do Governo Brasileiro e da Academia. O artigo foi baseado em dados coletados em entrevistas com especialistas em design. As oportunidades identificadas estabeleceram uma referência para a concepção de uma estrutura de gerenciamento de projeto a ser validado em pequenas empresas. A estrutura proposta inclui a análise de desempenho de valor, as inovações nas práticas de gestão, e novas abordagens para o trabalho em equipe multidisciplinar. O desafio de investigar a aplicabilidade dos resultados da pesquisa apresentados neste artigo pode orientar o desenvolvimento de projetos futuros e têm implicações para mudanças na política, tanto por parte das empresas quanto pela academia.pt_BR
dc.description.abstractIn Brazil, despite of the importance of the design management process, the focus of research in this area is quite recent. Additional research aimed at understanding the situation of Brazilian small companies is particularly timely because there have been many new governmental incentives to help them become more innovative and productive. Our project aims at identifying design research opportunities for small companies that can guide the development of further policies and investments of the Brazilian Government, Academia and the small companies themselves. This article was based on data collected in interviews with experts in design. The opportunities identified establish a reference for the conception of a design management framework to be validated in small companies. The proposed framework includes performance of value analysis, innovations in management practices, and new approaches to multidisciplinary teamwork. The goal is related to ‘how’ to have successful products in a given market. The challenge of investigating the applicability of the results of research identified in this article may guide the development of future projects and have implications for changes in policy, both by companies and by the academy.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofDesign & tecnologia [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS. n. 5 (2013), p. 24-34pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCompetitivenessen
dc.subjectCompetitividadept_BR
dc.subjectDesign : Gerenciamentopt_BR
dc.subjectDesign managementen
dc.subjectSmall companiesen
dc.subjectMicro e pequenas empresaspt_BR
dc.subjectGestão do designpt_BR
dc.titleIdentificação de pesquisas estratégicas em gestão de design direcionadas ao aumento da competitividade de micro e pequenas empresas brasileiraspt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000966904pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples