Mostrar registro simples

dc.contributor.authorLagreca, Maria do Carmo Baptistapt_BR
dc.contributor.authorMoreira, Marco Antoniopt_BR
dc.date.accessioned2015-05-22T02:00:24Zpt_BR
dc.date.issued1999pt_BR
dc.identifier.issn1806-1117pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/116914pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho, além de investigarmos o tipo de representação mental (proposições, imagens ou modelos mentais) utilizado por estudantes de Física Geral na área de Mecânica Newtoniana, tentamos identificar possíveis modelos mentais que estes estudantes teriam em relação a alguns conceitos físicos. Baseamos nosso estudo na Teoria dos Modelos Mentais de Johnson-Laird. Estudantes de nível universitário foram observados, em sala de aula, durante dois semestres com o objetivo de determinar o tipo de representação mental que eles teriam utilizado durante o curso, quando resolviam os problemas e as questões propostas nas tarefas instrucionais. Foi realizada uma entrevista no final do curso com o objetivo de encontrar elementos adicionais que permitissem inferir modelos mentais sobre conceitos físicos usados pelos estudantes na elaboração de suas respostas. Os resultados desta pesquisa sugerem a importância dos modelos mentais na compreensão e uso dos conceitos físicos. Parece que quanto mais "elaborados" os modelos mentais, mais facilmente os alunos poderiam compreender situações e contextos distintos daqueles trabalhados em aula.pt_BR
dc.description.abstractIn this work, in addition of investigating the type of mental representation (propositions, images or mental models) used by introductory college physics students in the area of Newtonian mechanics, we tried to identify possible mental models that these students would have regarding some physical concepts. We based our study on the Mental Models Theory proposed by Johnson-Laird. College students were observed, in classroom situations, during two semesters with the objective of identifying the type of mental representation that they would have used during the course, when they solved problems and conceptual questions included in the instructional tasks. An interview was carried out at the end of the course with the purpose of finding additional elements that would allow us to infer mental models about concepts used by the students in the elaboration of their answers. The results of this research suggest the importance of the mental models in the understanding of the physical concepts. It seems that the more "elaborated" the mental models are the more easily the students could understand situations and contexts di erent from those worked in the classroom.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de ensino de física. Vol. 21, n. 1 (mar. 1999), p. 202-215pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectMental modelsen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectMental representationsen
dc.subjectNewtoniana mechanicsen
dc.subjectMapeamento cognitivopt_BR
dc.subjectMecânica clássicapt_BR
dc.titleTipos de representações mentais utilizadas por estudantes de física geral na área de mecânica clássica e possíveis modelos mentais nessa áreapt_BR
dc.title.alternativeThe kinds of mental representations used by college physics students in the area of classical mechanics and possible mental models in this area en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000240773pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples