Tópicos de física contemporânea no ensino médio : um texto para professores sobre supercondutividade
Fecha
1998Otro título
Topics in contemporary physics at high school level : a text for teachers about superconductivity
Resumo
Este artigo é dirigido a professores de Física do ensino médio com o objetivo de tratar um tópico de Física Contemporânea - supercondutividade - não só no contexto dos conteúdos trabalhados na escola média, mas também a partir de temas não abordados nesse nível de ensino: conceitos básicos de Mecânica Quântica e Física do Estado Sólido. Existe consenso, em nível nacional e internacional, quanto à necessidade de introduzir, já no ensino médio, conteúdos de Física Contemporânea no currículo. No e ...
Este artigo é dirigido a professores de Física do ensino médio com o objetivo de tratar um tópico de Física Contemporânea - supercondutividade - não só no contexto dos conteúdos trabalhados na escola média, mas também a partir de temas não abordados nesse nível de ensino: conceitos básicos de Mecânica Quântica e Física do Estado Sólido. Existe consenso, em nível nacional e internacional, quanto à necessidade de introduzir, já no ensino médio, conteúdos de Física Contemporânea no currículo. No entanto, normalmente a Física ensinada nas escolas avança, no máximo, até o início do nosso século. Neste contexto insere-se este trabalho, pretendendo contribuir para a atualização curricular em Física. ...
Abstract
This is a paper directed to high school Physics teachers in which we attempt to present a topic in Contemporary Physics - superconductivity. This topic is discussed through high school Physics contents but also from subjects that are not treated in this level: principles of Quantum Mechanics and Solid State Physics. There is an agreement that it is important to introduce Contemporary Physics in high school Physics curriculum. However, usually, Physics teaching ends at the beginning of our centu ...
This is a paper directed to high school Physics teachers in which we attempt to present a topic in Contemporary Physics - superconductivity. This topic is discussed through high school Physics contents but also from subjects that are not treated in this level: principles of Quantum Mechanics and Solid State Physics. There is an agreement that it is important to introduce Contemporary Physics in high school Physics curriculum. However, usually, Physics teaching ends at the beginning of our century. The proposal of this text is to be a contribution to the updating of high school Physics curriculum. ...
En
Revista brasileira de ensino de física. Vol. 20, n. 3 (set. 1998), p. 270-2884
Origen
Nacional
Colecciones
-
Artículos de Periódicos (40175)Ciencias Exactas y Naturales (6132)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License