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dc.contributor.advisorSenna, Luiz Afonso dos Santospt_BR
dc.contributor.authorLadeira, Maria Cristina Molinapt_BR
dc.date.accessioned2015-05-19T02:01:14Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/116652pt_BR
dc.description.abstractO aumento da mobilidade das pessoas é um desafio para a sociedade atual, o que leva a uma preocupação constante em busca de soluções adequadas. Um sistema de transporte público eficiente e confiável proporciona melhor mobilidade às pessoas, além de auxiliar na redução dos congestionamentos e nas emissões de poluentes nas áreas urbanas. O estudo do headway, ou o tempo de passagem entre dois veículos consecutivos de uma linha, é uma medida útil para avaliar o desempenho do sistema de ônibus, uma vez que perturbações durante a operação de uma linha podem gerar comboios (bunching), degradando rapidamente a operação. Este trabalho teve como objetivo apresentar a regulação operacional de linhas de transporte público urbano por meio do controle do headway, empregando ações corretivas como estratégia de controle a partir da identificação das anormalidades que perturbam a operação e atenuando seus impactos sobre o funcionamento da linha. A regulação operacional pelo controle do headway propiciou uma homogeneidade dos mesmos, redução de comboios, melhoria na distribuição de passageiros por viagem, assim como ganhos na dirigibilidade e segurança dos motoristas.pt_BR
dc.description.abstractIncreased mobility of people is a challenge for modern society, it leads to a constant concern in seeking appropriate solutions. An efficient and reliable public transport provides better mobility people and help in reducing congestion and emissions of pollutants in urban areas. Headway, or the transit time between two consecutive vehicles in a line, is a useful tool to evaluate the performance of the bus system because of disturbances during operation can generate bunching, quickly degrading the operation. This study aimed to present the operational control of public transport lines by controlling the headway using corrective actions as a control strategy starting the identification of abnormalities that disrupt the operation and mitigating its impact on the operation of the line. The operating regulation by the headway control provided a homogeneity of headways, reduction of bunching, improved distribution of passengers per trip, as well as gains in handling and safety of drivers.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectITSen
dc.subjectTransporte público urbanopt_BR
dc.subjectTransporte : Planejamentopt_BR
dc.subjectControl linesen
dc.subjectBunchingen
dc.subjectÔnibuspt_BR
dc.titleRegulação da operação de linhas de transporte público urbano : controle do headwaypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000966634pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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