Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMocelin, Daniel Gustavopt_BR
dc.contributor.authorÁvila, Alynni Luiza Riccopt_BR
dc.date.accessioned2015-05-19T02:01:07Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/116622pt_BR
dc.description.abstractA evasão é um dos maiores obstáculos do ensino a distância, segundo o Censo EAD Brasil 2013. Este estudo objetiva verificar quais os principais fatores que contribuíram para a evasão de alunos no Curso de Especialização a Distância em Sociologia para Professores do Ensino Médio, realizado pelo Departamento de Sociologia do IFCH da UFRGS, em parceria com a Rede Nacional de Formação Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica Pública (RENAFOR), com 300 alunos inicialmente matriculados. O tratamento dos dados foi realizado através da análise de conteúdo, visando buscar possíveis causas para a evasão dos alunos no curso, validando-se ou não os elementos colhidos na revisão de literatura. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas, com perguntas abertas, seguindo-se um roteiro pré-estabelecido. O número de indivíduos evadidos foi de 31, chegando-se a uma população de 10,33% de alunos evadidos formalmente, percentual bastante inferior aos índices encontrados na revisão de literatura. A maior parte dos motivos de evasão em cursos a distância levantados na revisão teórica foram ratificados, mas também foram encontradas novas categorias de análise.pt_BR
dc.description.abstractThe evasion is one of the biggest obstacles for distance teaching, according to the Censo EAD Brazil in 2013. This study aims to verify the main factors that contributed to the students dropped out the Distance Course of Specialization in Sociology for High School Teachers, organized by Sociology Department in IFCH at UFRGS, in partnership with the National Network of Continuing Qualification for Public and Basic Education’s Professional Teaching (RENAFOR), with 300 students initially registered. The data analysis was conducted through content analysis, aiming to seek possible causes for evasion of students in the course, validating or not the information collected in the review of this literature. Most avoidance reasons in distance courses raised in the literature review were ratified, but were also found new categories of analysis.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectEADen
dc.subjectDistance educationen
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectSociologia da educaçãopt_BR
dc.subjectEvasion in distance educationen
dc.titleCausas da evasão no ensino superior a distância : um olhar sociológico sobre os motivos da evasão discente no Curso de Especialização a Distância em Ensino de Sociologia para Professores do Ensino Médio/ IFCH/ UFRGS/ Edição 2013pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000966176pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples