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dc.contributor.advisorAvancini, José Augusto Costapt_BR
dc.contributor.authorAssunção, Naiara Müssnich Rotta Gomes dept_BR
dc.date.accessioned2015-05-16T02:00:25Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/116477pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa procura investigar as origens da Dança do Ventre moderna a partir do estudo da obra An Account of the Manners and Customs of the Modern Egyptians, publicada em 1836 por Edward Willian Lane, famoso orientalista inglês que esteve no Egito na primeira metade do século XIX. Entende-se a presença europeia no Egito neste período como momento-chave na constituição do que hoje é chamado de Dança do Ventre, uma prática com marcas de influência transnacional e carregada de uma série de estereótipos e preconceitos relacionados ao discurso do Orientalismo, tal como defendido pelo autor Edward Said. A partir da análise da obra de Lane, busca-se a gênese deste estilo de dança, ligado diretamente à construção de discursos sobre o Oriente e a mulher oriental, mais especificamente. Constrói-se, a partir daí, um esboço da trajetória de sua difusão para as várias partes do globo onde hoje é praticada, como isto a influenciou e de que forma os discursos orientalistas do século XIX se perpetuam relacionados à dança.pt_BR
dc.description.abstractThis research investigates the origins of modern belly dance based on the study of the piece, An Account of the Manners and Customs of the Modern Egyptians, published in 1836 by Edward William Lane, a famous English Orientalist who was in Egypt in the first half of the nineteenth century. The European presence in Egypt during this period is seen as a key moment in the formation of what is now called belly dance, a practice marked by transnational influences and loaded with stereotypes and prejudices related to the discourse of Orientalism, as advocated by author Edward Said. From the analysis of Lane’s book, I seek the origin of this style of dance, directly linked to the construction of discourses about the Orient and the Oriental woman, more specifically. From there, I build an outline of the history of its spread to various parts of the globe where it is practiced today, how this has influenced it and how the nineteenth century Orientalist discourses are perpetuated with regards to the dance.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLane, Edward Willian. An Account of the Manners and Customs of the Modern Egyptianspt_BR
dc.subjectBelly danceen
dc.subjectOrientalismen
dc.subjectOrientalismopt_BR
dc.subjectMulherpt_BR
dc.subjectWomenen
dc.subjectDança do ventrept_BR
dc.subjectEgypten
dc.subjectHistória da músicapt_BR
dc.titleEntre Ghawázee e Awálim : a dança egípcia a partir da obra de Edward Willian Lanept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000965137pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationHistória: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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