Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOliveira, Júlio César dept_BR
dc.contributor.authorBicca, Camila Ferraript_BR
dc.date.accessioned2015-05-15T02:01:54Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/116370pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo apresentar as características do perfil do consumidor de smartphones da capital do Rio Grande do Sul, a fim de traçar a relação existente entre os usuários desse produto e as inovações tecnológicas. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa na qual os participantes responderam questões acerca de suas características pessoais, preferências e interação com o produto. Os resultados foram analisados e o perfil do consumidor porto-alegrense construído. Foram apresentados, também, os dados de consumo e o cenário do mercado de smartphones, a fim de contextualizar o tema com o arcabouço teórico, o qual foi elaborado com base na economia industrial, onde foram apresentados os conceitos de inovações tecnológicas e as estratégias tecnológicas competitivas. Desse modo, acredita-se que o mercado de smartphones cresceu significativamente nos últimos cinco anos, e que a substituição dos chamados celulares tradicionais ocorreu quase que plenamente, a partir dos dados apresentados. Partindo-se da hipótese de que o número de usuários é crescente e as inovações tecnológicas são o centro desse mercado, constatou-se que a sensibilidade dos porto-alegrenses às inovações tecnológicas ainda não é significativamente forte, entretanto constatada a dependência do produto por parte de seus usuários, acredita-se na evolução dessa relação dos consumidores, assim como no potencial desse mercado.pt_BR
dc.description.abstractThe objectives of this work is to profile smart phone consumer’s in the Rio Grande do Sul state capital, as well to trace a relationship of product user’s and technological innovations. A qualitative study was done in which users answered personal questions, preferences and their interaction with the product. The results were analyzed and a Porto Alegre consumer’s profile was constructed. The consumption data and the smart phone market setting were presented to contextualize the topic with the theoretical framework based in the industrial economy, in which the concepts of technological innovation and strategies of competitive technology were present. Thus, the work presented its theoretical framework based in the trajectory of smart phones, with respect to technological innovation, as well as the scenery and the companies that make up this market. It was concluded from the data presented that the smart phone market has grown significantly in the last 5 years, and that the substitution of the so called traditional cellular phone occurred almost fully in the country and in Porto Alegre. Base on the hypothesis that the number of users is growing and technological innovation is in the center of this market, it was found that Porto Alegre consumer’s sensitivity to technological innovation is not yet significant, however it was found its dependence on the product. If the evolution of the relationship of consumers and the market.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectConsumeren
dc.subjectMarketen
dc.subjectInnovationen
dc.subjectSmartphoneen
dc.subjectStrategies competitive technologyen
dc.titleInovações tecnológicas : o perfil dos consumidores de smartphones da capital do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000953613pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationCiências Econômicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples