Inovações tecnológicas : o perfil dos consumidores de smartphones da capital do Rio Grande do Sul
Visualizar/abrir
Data
2014Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar as características do perfil do consumidor de smartphones da capital do Rio Grande do Sul, a fim de traçar a relação existente entre os usuários desse produto e as inovações tecnológicas. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa na qual os participantes responderam questões acerca de suas características pessoais, preferências e interação com o produto. Os resultados foram analisados e o perfil do consumidor porto-alegrense construído. F ...
O presente trabalho tem como objetivo apresentar as características do perfil do consumidor de smartphones da capital do Rio Grande do Sul, a fim de traçar a relação existente entre os usuários desse produto e as inovações tecnológicas. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa na qual os participantes responderam questões acerca de suas características pessoais, preferências e interação com o produto. Os resultados foram analisados e o perfil do consumidor porto-alegrense construído. Foram apresentados, também, os dados de consumo e o cenário do mercado de smartphones, a fim de contextualizar o tema com o arcabouço teórico, o qual foi elaborado com base na economia industrial, onde foram apresentados os conceitos de inovações tecnológicas e as estratégias tecnológicas competitivas. Desse modo, acredita-se que o mercado de smartphones cresceu significativamente nos últimos cinco anos, e que a substituição dos chamados celulares tradicionais ocorreu quase que plenamente, a partir dos dados apresentados. Partindo-se da hipótese de que o número de usuários é crescente e as inovações tecnológicas são o centro desse mercado, constatou-se que a sensibilidade dos porto-alegrenses às inovações tecnológicas ainda não é significativamente forte, entretanto constatada a dependência do produto por parte de seus usuários, acredita-se na evolução dessa relação dos consumidores, assim como no potencial desse mercado. ...
Abstract
The objectives of this work is to profile smart phone consumer’s in the Rio Grande do Sul state capital, as well to trace a relationship of product user’s and technological innovations. A qualitative study was done in which users answered personal questions, preferences and their interaction with the product. The results were analyzed and a Porto Alegre consumer’s profile was constructed. The consumption data and the smart phone market setting were presented to contextualize the topic with the ...
The objectives of this work is to profile smart phone consumer’s in the Rio Grande do Sul state capital, as well to trace a relationship of product user’s and technological innovations. A qualitative study was done in which users answered personal questions, preferences and their interaction with the product. The results were analyzed and a Porto Alegre consumer’s profile was constructed. The consumption data and the smart phone market setting were presented to contextualize the topic with the theoretical framework based in the industrial economy, in which the concepts of technological innovation and strategies of competitive technology were present. Thus, the work presented its theoretical framework based in the trajectory of smart phones, with respect to technological innovation, as well as the scenery and the companies that make up this market. It was concluded from the data presented that the smart phone market has grown significantly in the last 5 years, and that the substitution of the so called traditional cellular phone occurred almost fully in the country and in Porto Alegre. Base on the hypothesis that the number of users is growing and technological innovation is in the center of this market, it was found that Porto Alegre consumer’s sensitivity to technological innovation is not yet significant, however it was found its dependence on the product. If the evolution of the relationship of consumers and the market. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Ciências Econômicas.
Coleções
-
TCC Ciências Econômicas (1331)
Este item está licenciado na Creative Commons License