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dc.contributor.advisorCastro, Henrique Carlos de Oliveira dept_BR
dc.contributor.authorSilva, Bruno Vaz dapt_BR
dc.date.accessioned2015-05-15T02:01:29Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/116317pt_BR
dc.description.abstractNa era da Informação a obtenção de poder através da atração mostra-se tão importante para os países no cenário internacional quanto as intervenções militares ou econômicas coercitivas. Faz-se fundamental o estudo deste poder de atração, abordado pela teoria de poder brando de Joseph Nye, para a completa compreensão das relações internacionais. Entre os campos de desenvolvimento desta atração estão os megaeventos esportivos internacionais. Este trabalho se propõe a realizar uma análise entre a postura adotada pelo Brasil na candidatura do Rio de Janeiro para as Olimpíadas de 2016 e os discursos promulgados pelo Brasil na Assembleia Geral das Nações Unidas. Desta maneira, faz-se uma abordagem dos pontos em acordo nas duas ocasiões objetivando-se o maior entendimento sobre o exercício do poder brando pelo Brasil. Conclui-se ao final da análise que há várias similaridades entre os discursos e a candidatura, sobretudo no que diz respeito ao Brasil como país pacífico.pt_BR
dc.description.abstractIn the information age, obtaining power through attraction is as important to states in the international system as coercive military or economic interventions. It is fundamental to study the power of attraction, embodied in Joseph Nye's soft power theory, to thoroughly understand relations between states. International sport megaevents are present among the fields permeated by that power of attraction. This thesis aims at analyzing the posture adopted by Brazil during Rio de Janeiro's candidacy to the 2016 Summer Olympic Games and the speeches delivered by Brazil at the United Nations General Assembly. This way, similarities between the two stances are analyzed so as to better understand Brazil's exercise of its soft power. This work found several similarities between the speeches and the candidacy, especially on the portrayal of Brazil as a pacific country.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSoft poweren
dc.subjectRelações internacionaispt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectCultural diplomacyen
dc.subjectSports diplomacyen
dc.subjectOlympic gamesen
dc.subjectBrazilian diplomacyen
dc.titleO Brasil na candidatura para as Olimpíadas de 2016 : um estudo de soft powerpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000956539pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationRelações Internacionaispt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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