Práticas inovadoras na educação física escolar : relato de experiência a partir do estágio de docência no ensino fundamental com anos iniciais
Fecha
2014Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
A Educação Física tem se materializado como uma disciplina de predominância prática, sendo, às vezes, vista por grande parte da comunidade escolar como um mero espaço de brincadeiras e jogos. Além disso, é possível identificar que na Educação Física escolar, sobretudo com os jovens, há certo desinvestimento em tal prática. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo apresentar e analisar as experiências de ensino-aprendizagem que podem ser entendidas como práticas inovadoras, com uma tur ...
A Educação Física tem se materializado como uma disciplina de predominância prática, sendo, às vezes, vista por grande parte da comunidade escolar como um mero espaço de brincadeiras e jogos. Além disso, é possível identificar que na Educação Física escolar, sobretudo com os jovens, há certo desinvestimento em tal prática. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo apresentar e analisar as experiências de ensino-aprendizagem que podem ser entendidas como práticas inovadoras, com uma turma de segundo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Porto Alegre. A literatura aponta o surgimento de tais práticas que estão fazendo com que haja uma diferenciação de outras abordagens como a do ensino tradicional surgido nas décadas de 1970 e 1980 e da “pedagogia da sombra” ou “professor rola bola”. Metodologicamente, trata-se de um estudo envolvendo um estudo de caso, de caráter qualitativo e descritivo no qual são analisadas experiências vividas no estágio docente. Foram analisados os relatos e as aprendizagens vividas em cada aula do Estágio Docente em Educação Física no Ensino Fundamental, registrados em diário de campo. A coleta de informações foi realizada, ainda, no período do referido estágio docente que ocorreu no primeiro semestre de 2014, obtendo respostas positivas referentes à participação dos alunos. Estes estudantes lidaram bem com essas novas propostas, pois se sentiram desafiados a praticar de algo que não conheciam e se mantiveram motivados ao tentar resolver os desafios relacionados à dificuldade dos movimentos que tais práticas exigiam. ...
Abstract
Physical Education has materialized as a predominantly practical discipline, sometimes seen by a large proportion of the school community as merely a space for playtime and games. Furthermore, it is possible to notice in physical education in schools, especially with younger age groups that there is a certain amount of disinvestment in this practice. With regard to this, this study aims to present and analyze the teaching – learning experiences that can be perceived as innovative practices, wit ...
Physical Education has materialized as a predominantly practical discipline, sometimes seen by a large proportion of the school community as merely a space for playtime and games. Furthermore, it is possible to notice in physical education in schools, especially with younger age groups that there is a certain amount of disinvestment in this practice. With regard to this, this study aims to present and analyze the teaching – learning experiences that can be perceived as innovative practices, with a class in the second year of Primary Education at a public school in Porto Alegre. The literature points to the emergence of practices with a different approach to that of traditional education, which emerged in the 1970s and 1980s, the “pedagogy of shadow” or “teacher rolls the ball”. Methodologically, it is a study involving a case study, qualitative and descriptive in character in which the teaching experiences of an teaching internship are analyzed. Reports and learning experiences of each lesson of the teaching internship of Physical Education in Primary Education recorded in a journal were analyzed. The collection of information was carried out in the period of the mentioned intern occurring in the first semester of 2014, achieving positive responses in pupil participation. The students dealt well with these new proposals, because they felt challenged to perform something that they had never done before and remained motivated to try to overcome the challenges related to the difficulty of the movements the practices demanded. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37607)Tesinas Educación Física (1266)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License