A visão dos alunos do ensino médio de uma escola pública estadual sobre o uso adequado de roupas nas aulas de educação física
Visualizar/abrir
Data
2014Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O objetivo desse estudo foi refletir sobre a visão dos alunos do ensino médio de uma escola pública estadual sobre o uso de roupa adequada nas aulas de Educação Física. Os dados aqui apresentados e discutidos surgiram da experiência durante o estágio supervisionado realizado em 2013/2, em que a preocupação com vestimentas adequadas para a prática de atividades físicas provocou grandes debates. Com base em pesquisa qualitativa, através de observações e entrevistas, buscou-se analisar qual a visã ...
O objetivo desse estudo foi refletir sobre a visão dos alunos do ensino médio de uma escola pública estadual sobre o uso de roupa adequada nas aulas de Educação Física. Os dados aqui apresentados e discutidos surgiram da experiência durante o estágio supervisionado realizado em 2013/2, em que a preocupação com vestimentas adequadas para a prática de atividades físicas provocou grandes debates. Com base em pesquisa qualitativa, através de observações e entrevistas, buscou-se analisar qual a visão dos alunos sobre o uso da roupa adequada nas aulas de Educação Física, bem como compreender e interpretar a importância, os motivos do uso ou não da roupa adequada e procurar saber que jovem é esse que estamos lidando nos dias de hoje. A análise das informações indicou que os alunos atribuem importância ao uso da roupa adequada, embora nem todos a usem. Também apontam a necessidade de diálogo entre professor e alunos. ...
Abstract
This study aimed at reflecting on how high school students, that go to a public school, see the necessity of wearing appropriate clothing for Physical Education classes. The data presented and discussed here emerged from the experience acquired during the supervised practice that took place in 2013/2, when the concern about the adequate clothing for practicing sports heated great debates. Based on the qualitative surveys, through observations and interviews, it was pursued the analysis of which ...
This study aimed at reflecting on how high school students, that go to a public school, see the necessity of wearing appropriate clothing for Physical Education classes. The data presented and discussed here emerged from the experience acquired during the supervised practice that took place in 2013/2, when the concern about the adequate clothing for practicing sports heated great debates. Based on the qualitative surveys, through observations and interviews, it was pursued the analysis of which students´view about wearing appropriate clothes in Physical Education classes is, as well as the understanding and interpretation of the importance of wearing adequate clothing, reasons for wearing it or not and try to know who this youngster we have been dealing with these days is. The analysis of information has showed us that students give importance to wearing adequate clothing, although not all of them wear it and indicate the need for dialogue between teacher and students. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Educação Física (1266)
Este item está licenciado na Creative Commons License