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dc.contributor.advisorMoraes, Jose Ciceropt_BR
dc.contributor.authorPaz, Maurício Engel dapt_BR
dc.date.accessioned2015-05-13T02:01:06Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/116145pt_BR
dc.description.abstractO Hóquei é uma modalidade pouco praticada no Brasil. Sua literatura ainda carece de estudos nas áreas de formação e treinamento. Nesta linha, o presente estudo tem por objetivo analisar os gols da Men’s Hero Hockey World League Final de 2014 e da Women’s Hockey World League Final 2013. E, no sentido de contribuir neste processo, esta investigação busca identificar padrões de jogo de alto nível, referente a variáveis inseridas na dimensão espacial, de rendimento, temporal e de tarefa. Foram observados 48 jogos da World League Final, 24 jogos no naipe masculino e 24 jogos femininos, totalizando 211 gols analisados. A observação ocorreu através de vídeos postados pela própria FIH (International Hockey Federation) no site do Youtube. Dois avaliadores analisaram as imagens, que foram referendadas pela aplicação do índice Kappa de Cohen. Os principais resultados mostram que quem marcou primeiro vence acima de 54% das vezes; o Corner curto é a zona espacial do campo onde mais se originam passes que resultam em gol; a maior porcentagem de gols são de zonas próximas ao gol; as formas de finalização que resultam em gol, mais utilizadas, são o Drag-Flick e o Desvio; os quadrantes da baliza com maior incidência de gols são os das tábuas; e o jogador que fez o gol deu apenas 1 toque na bola em mais de 66% das vezes. Conclui-se que na World League 2013/2014 as equipes demonstraram que o Hóquei é um jogo de muita velocidade e de poucos toques na bola no momento da finalização, e as finalizações bem sucedidas se originam de zonas muito próximas do gol, sendo que marcar primeiro é um fator importante para aumentar a probabilidade de vitória.pt_BR
dc.description.abstractThe Hockey is a sport little practiced in Brazil. Their literature still lacks of studies in the areas of education and training. In this line, this study aims to examine the goals of the Men's Hero Hockey World League Final 2014 and the Women's Hockey World League Final 2013. And, to contribute in this process, this research seeks to identify patterns of high-level play, referring to variables inserted in the spatial dimension of income, time and task. 48 games of the World League Final, 24 male and 24 female games were observed, totaling 211 goals analyzed. The observation occurred through videos posted by FIH own (International Hockey Federation) on the Youtube site. Two reviewers analyzed the images, which were approved by the application of Cohen's Kappa statistic. The main results show that whoever scored first won over 54% of the time; The short corner is the spatial area of the field where most originate passes that result in goal; the highest percentage of goals are close to the goal areas; forms of completion that result in a goal, frequently used, is the Drag-Flick and the deviation; quadrants of the goal with the highest incidence of goals are the boards; and the player who scored the goal gave only one touch on the ball for more than 66% of the time. It is concluded that the World League 2013/2014 teams demonstrated that Hockey is a game of speed and a lot of little touches on the ball at the time of finalization, and successful submissions originate from areas very close to the goal, while scoring first is important to increase the probability of winning factor.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectGame analysisen
dc.subjectHoqueipt_BR
dc.subjectGoalen
dc.subjectHigh performanceen
dc.titleAnálise de gols no hóquei sobre a grama na Hochey World League Finalpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000964897pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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