Contribuição da educação física escolar para os padrões saudáveis de atividade física habitual
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Data
2014Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Objetivo: Descrever a ocorrência de escolares na zona de risco à saúde para o excesso de peso (IMC) através do número de passos/dia; verificar a contribuição da educação física escolar (EFI) nos padrões saudáveis de atividade física habitual. Métodos: Para verificar o número de passos por dia foram utilizados pedômetros (YamaxDigi-Walker CW 700) em 24 meninos e 25 meninas com idade de 10 a 13 anos durante três dias consecutivos e considerada a média de passos dos três dias e das aulas de EFI . ...
Objetivo: Descrever a ocorrência de escolares na zona de risco à saúde para o excesso de peso (IMC) através do número de passos/dia; verificar a contribuição da educação física escolar (EFI) nos padrões saudáveis de atividade física habitual. Métodos: Para verificar o número de passos por dia foram utilizados pedômetros (YamaxDigi-Walker CW 700) em 24 meninos e 25 meninas com idade de 10 a 13 anos durante três dias consecutivos e considerada a média de passos dos três dias e das aulas de EFI . O ponto de corte utilizado para identificar a ocorrência de escolares para o excesso de peso (IMC) foi 15.000 e 12.000 passos/dias para meninos e meninas, respectivamente (TUDOR-LOCKE et al., 2004). Na contribuição da EFI utilizamos a média de passos diários dos dias com EFI e diminuímos com a média de passos dos dias sem EFI. Este resultado foi comparado com a média de passos nas aulas de EFI. Resultados: A média de passos/dia dos meninos foi de 12.456 (±4.454) e das meninas foi de 9.810 (±2.604). 70% dos meninos e 84% das meninas não atingem o número de passos/dia como fator de proteção ao excesso de peso. A EFI contribui com 20,5% e 15,7% na média de passos diários para meninos e meninas. Conclusões: (1) os resultados sugerem que há fortes evidências que os hábitos de vida dos escolares estão aquém das mínimas exigências sugeridas para a proteção à saúde (2) estes resultados são ainda mais preocupantes em relação às meninas (84,0%); (3) EFI contribui com 20,5% e 15,7% na média de passos diários para meninos e meninas, (4) dias com EFI os escolares atingem em média maior número de passos diários. ...
Abstract
Objective: To describe the occurrence of students in health-risk zone for overweight (BMI) through the number of steps / day; verify the contribution of physical education (EFI) in healthy patterns of physical activity. Methods: To check the number of pedometer steps per day (YamaxDigi Walker CW-700) were used in 24 boys and 25 girls aged 10 to 13 years for three consecutive days and found the average distance of three days and classes EFI. The cutoff used to identify the occurrence of school f ...
Objective: To describe the occurrence of students in health-risk zone for overweight (BMI) through the number of steps / day; verify the contribution of physical education (EFI) in healthy patterns of physical activity. Methods: To check the number of pedometer steps per day (YamaxDigi Walker CW-700) were used in 24 boys and 25 girls aged 10 to 13 years for three consecutive days and found the average distance of three days and classes EFI. The cutoff used to identify the occurrence of school for being overweight (BMI) was 15,000 and 12,000 steps / day for boys and girls, respectively (Tudor-Locke et al., 2004). The contribution of EFI used the average daily steps of days with EFI, decreasing with the average distance of days without EFI. This was compared with the average steps in the classes of EFI. Results: Mean steps / day for boys was 12,456 (± 4,454) and girls was 9,810 (± 2,604). 70% of boys and 84% girls do not reach the number of steps / day as a protective factor against overweight. EFI contributes 20.5% and 15.7% in average daily steps for boys and girls. Conclusions: (1) the results suggest that there is strong evidence that the lifestyle habits of schoolchildren are falling short of the minimum requirements suggested for the protection of health (2) these results are even more worrying than girls (84.0%); (3) EFI contributes 20.5% and 15.7% in average daily steps for boys and girls, (4) school days with EFI reach a larger mean number of daily steps. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física. Curso de Educação Física: Licenciatura.
Coleções
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TCC Educação Física (1266)
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