Show simple item record

dc.contributor.authorSilva, Lisandra Oliveira ept_BR
dc.contributor.authorMolina Neto, Vicentept_BR
dc.date.accessioned2015-05-12T02:00:39Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.issn0104-754Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/116118pt_BR
dc.description.abstractConsiderando que recentes mudanças históricosociais têm gerado efeitos na vida da escola, esta pesquisa objetivou compreender os sentidos da escola e da Educação Física a partir dos signifi cados conferidos por docentes e estudantes de uma Rede Pública Municipal. Servindonos de observações participantes, diário de campo, entrevistas e análise de documentos, como opções teóricometodológicas, construímos cinco categorias interpretativas, foco de discussão deste artigo: Escola e as relações com o conhecimento; Escola e Educação Física; Escola e os desafi os vividos pelos colaboradores no seu cotidiano na atualidade, Escola, mudanças e projetos; Pensar o sentido da escola é pensar o sentido da vida.pt_BR
dc.description.abstractConsiderando que recientes cambios históricos y sociales han generado efectos en la vida escolar, esta investigación tuvo como objetivo comprender los signifi cados de la escuela y de la educación física desde el signifi cado conferido por los profesores y estudiantes de una red de escuelas públicas de una ciudad del sur de Brasil. Hemos utilizado la observación participante, el diario de campo, las entrevistas y el análisis de documentos como opciones teórico-metodológicas. Construimos cinco categorías interpretativas, que son el foco de la discusión de este artículo: Escuela y las relaciones con el conocimiento; Escuela y Educación Física; Escuela y los retos que experimentan los profesores y estudiantes en su cotidiano en los tiempos actuales; Escuela, cambios y proyectos; Pensar el sentido de la escuela es pensar el sentido de la vida.es
dc.description.abstractConsidering that recent social changes have been motivating effects in the school life, this research had as the main goal understand the meaning of school and Physical Education from the meanings given by teachers and students of a Rede Publica Municipal. Having observations of participants, fi eld diary, interviews and analyses of documents like theoretical methodologic options, we built up fi ve interpretative categories that are the main focus of discussion of this article: School and its links with knowledge; School and Physical Education; School and the challenges lived by its workers in their present everyday lives; School, changes and projects; Thinking the meaning of school is thinking the meaning of life.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofMovimento, Porto Alegre, RS. Vol. 20, n. 4 (jul./set. de 2014) p. 1139-1158pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSchoolen
dc.subjectEscolaspt_BR
dc.subjectDocentespt_BR
dc.subjectPhysical educationen
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subjectTeachersen
dc.subjectStudentsen
dc.titleOs sentidos da escola e da Educação Física para estudantes e docentes de uma rede pública municipalpt_BR
dc.title.alternativeLos sentidos de la escuela y de la Educación Física para los estudiantes y profesores de la red de escuelas públicas del ayuntamiento de Porto Alegre es
dc.title.alternativeThe meanings of the school and the Physical Education for the students and teachers of a rede publica municipal en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000954904pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record