Os saberes docentes e a prática pedagógica do professorado de educação física um estudo em três diferentes contextos
dc.contributor.advisor | Wittizorecki, Elisandro Schultz | pt_BR |
dc.contributor.author | Gitz, Ariel | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2015-05-09T02:00:14Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/116044 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo tem como objetivo compreender como se constrói a prática pedagógica do professorado de Educação Física e entender a influência dos saberes docentes, das experiências de vida e de fatores específicos do ambiente escolar na constituição da identidade docente destes professores. A literatura apresenta a prática pedagógica como um resultado de diversos processos e experiências vividas pelo professor, os quais influenciam diretamente em suas estratégias na escola. Embora diversos atos e rituais executados pelos professores de educação física em suas aulas pareçam simples, e até mesmo naturalizadas, é possível identificar saberes e vivências que constituem as práticas. Assim, este estudo pretendeu descrever estas práticas pedagógicas e compreender suas influências. Metodologicamente, trata-se de um estudo descritivo, no qual foram feitas observações e entrevistas com três professores de diferentes escolas (uma privada, uma estadual e uma municipal), as quais se constituem em diferentes contextos sociais e organizacionais. As coletas de informações ocorreram no segundo semestre de 2014, sendo estas analisadas através da análise do conteúdo. Foi possível compreender que a construção da prática pedagógica do professorado de Educação Física é desenvolvida em um longo processo de produção e apropriação de saberes, que se inicia na sua infância, se desenvolve ao longo da sua vida escolar e formação acadêmica, e é transportada para sua prática como docente. Ou seja, sua prática pedagógica não é estática, sendo continuamente redefinida e ressignificada pelos saberes produzidos e apropriados dentro e fora da escola. As influências dos fatores específicos do ambiente escolar na constituição da identidade docente dos professores de Educação Física são visíveis, especialmente na prática de professores iniciantes, que criam estratégias e rituais para contornar os obstáculos e enfrentamentos presentes em seu cotidiano na escola. As experiências de vida de cada professor são essenciais na constituição de suas identidades docentes. Deste modo, aprendi que os professores deste estudo norteiam suas aulas por objetivos claros, os quais foram construídos e influenciados por determinados saberes produzidos durante sua vida, construindo assim sua identidade docente. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study aims to understand how it is constructed the pedagogical practice of teachers of physical education and understand the influence of teacher knowledge, life experiences and the specific school environment in the formation of teacher identity of these factors teachers. The literature presents pedagogical practice as a result of several processes and experiences of the teacher, which directly influence their strategies in school. Although several acts and rituals performed by the physical education teachers in their classes seem simple and even naturalized, it is possible to identify knowledge and experiences that constitute the formation of these practices. Thus, this study intended to describe these pedagogical practices and understand their influences. Methodologically, it is a descriptive study in which observations and interviews with three teachers from different schools, which constitute different social and organizational contexts were made. The collections of information occurred in the second half of 2014, which are worked by analyzing the content. It could be understood that the construction of pedagogical practices of teachers of physical education is developed in a long process of production and appropriation of knowledge that begins in childhood, develops throughout his school life and academic training, and it is transported to their practice as teachers. In other words, their practice is not static, being continually redefined and re-signified by the knowledge produced and appropriated within and outside the school. The influences of specific factors in the school environment in the formation of professional identity of teachers of Physical Education are visible, especially in the practice of beginning teachers, that create rituals and strategies to overcome obstacles and confrontations present in their daily lives at school. The life experiences of each teacher are excenciais to the constitution of their faculty identity. Thus, I realized that the teachers of this study guide their lessons by clear objectives, which are built and influenced by certain knowledge produced during his lifetime, thus building their professional identity. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Teachers knowledge | en |
dc.subject | Educação física escolar | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.title | Os saberes docentes e a prática pedagógica do professorado de educação física um estudo em três diferentes contextos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000964681 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2014 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Educação Física: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License