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dc.contributor.advisorBossle, Fabianopt_BR
dc.contributor.authorAmaral, Ricardo Reispt_BR
dc.date.accessioned2015-05-09T02:00:13Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/116041pt_BR
dc.description.abstractAs dispensas das aulas de Educação Física têm se revelado uma prática comum em diferentes contextos escolares, contemplando, geralmente, estudantes do Ensino Médio que, amparados por dispositivo legal, acabam justificando o não comparecimento às aulas. O presente estudo tem por objetivo compreender como equipe diretiva, supervisão pedagógica, professores de educação física e alunos percebem as dispensas das aulas de Educação Física do Ensino Médio, que ocorrem em turno inverso, e as implicações destas para a legitimidade da disciplina em uma escola da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul, no município de Gravataí. Para tanto procuramos, junto ao referencial teórico, posicionar a Educação Física frente aos marcos legais (LDB, PCN’s, Diretrizes Curriculares da Educação Básica) e como ela é posicionada por algumas concepções do movimento renovador da Educação Física dos anos 1980 e 1990 - fundamentais para a construção de uma nova identidade pretendida para a Educação Física. Caracterizamos este estudo como de natureza qualitativa, de modo que foram realizadas entrevistas com duas professoras da área, uma supervisora pedagógica, três integrantes da equipe diretiva e cinco alunos que têm dispensa das aulas. A partir das interpretações realizadas através da análise de conteúdos, foram estabelecidos três categorias para a discussão: i) o caráter utilitarista da disciplina; ii) a Educação Física relacionada mais às vivências corporais e menos às aprendizagens da cultura corporal do movimento e; iii) a disciplina deslocada da grade de horário dos demais componentes curriculares.pt_BR
dc.description.abstractLayoffs of Physical Education classes have proved a common practice in different school contexts, usually covering high school students who, supported by legal laws, end justifying the failure to attend classes. This study aims to understand how management team, teaching supervision, physical education teachers and students sees the layoffs of physical education classes in high school, which occur in reverse school shift, and their implications for the legitimacy of the discipline in a school registered in State Schools of the RS in the town of Gravataí.For that we researched in the theoretical references, to position Physical Education forward to the legal national regulations (LDBEN, PCN's, the Basic Education Curriculum Guide) and how it is positioned by some conceptions of the renewal movement of physical education of the 1980s and 1990s as fundamental to the construction of a new identity intended for Physical Education.We characterize this study as of a qualitative nature, so that interviews were made with two teachers from the area, an educational supervisor, three members of the management team and five students who are excused from P.E. classes.With interpretations made from the initial content analysis, three categories were established to discuss: i) the utilitarian nature of the discipline; ii) Physical Education related to bodily experiences less than of learning body movement culture; iii) the discipline relocated on diferent shift than the other curriculum components.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectPesquisa qualitativapt_BR
dc.titleAs dispensas nas aulas de educação física do ensino médio e a legitimidade da disciplina em uma escola pública estadual de Gravataípt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000964659pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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