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dc.contributor.advisorGonçalves, Andréa Krügerpt_BR
dc.contributor.authorMartins, Valéria Feijópt_BR
dc.date.accessioned2015-05-09T02:00:12Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/116033pt_BR
dc.description.abstractO processo de envelhecimento humano é recente na população mundial. O aumento da expectativa de vida está relacionado com a melhoria das condições de vida, especialmente o maior cuidado com a saúde e as variáveis relacionadas à melhora da qualidade de vida. A atividade física pode auxiliar na educação para a saúde a partir da perspectiva de um estilo de vida saudável. Como experiência pedagógica, possibilita vivenciar uma atividade didaticamente organizada. Contudo, é preciso estar atento aos objetivos, conteúdos, estratégias e segurança, visando atividades que resultem em eficácia. O objetivo do estudo foi analisar a organização didático pedagógica de projetos de extensão universitária, que desenvolvem atividades físicas regulares e supervisionadas, para o público idoso. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, a amostra foi composta por dez professores coordenadores de projetos de extensão (cursos de Educação Física do RS) direcionados à prática de atividade física para pessoas idosas. O instrumento foi um questionário com perguntas abertas. A análise seguiu o estabelecimento de categorias com análise de conteúdo (categorias a posteriori e semânticas). Os resultados seguiram duas dimensões de estudo: projeto de extensão abordou indicadores que analisaram o funcionamento dos programas; organização didático pedagógica englobou as informações da estrutura de trabalho, além do planejamento e desenvolvimento das atividades. Foi possível perceber que as características dos projetos são similares, em sua maioria, acompanhando a evolução do estudo do envelhecimento humano, além de esclarecer como são planejadas e desenvolvidas as atividades para o público idoso.pt_BR
dc.description.abstractThe human aging process is new in the world population. The increase in life expectancy is related to the improvement of living conditions, especially the larger health care and the variables related to improved quality of life. Physical activity can assist in health education from the perspective of a healthy lifestyle. As teaching experience, experience enables a didactically organized activity. However, one must be aware of the objectives, contents, strategies and safety to activities that result in efficiency. The aim of the study was to analyze the pedagogical educational organization of university extension projects, developing and regular supervised physical activities for the elderly public. This is a qualitative study, the sample consisted of ten teachers coordinating extension projects (Physical Education courses in RS) targeted for physical activity for older people. The instrument was a questionnaire with open questions. The analysis followed the establishment of categories with content analysis (a posteriori categories and semantic). The results of the study followed two dimensions: extension project addressed indicators analyzed the operation of the programs; pedagogical educational organization comprised the information structure of the work beyond the planning and development of activities. It could be observed that the characteristics of the projects are similar, mostly following the evolution of the study of human aging, in addition to clarifying how they are planned and developed activities for the elderly public.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDidactic educational organizationen
dc.subjectIdosopt_BR
dc.subjectExtension projecten
dc.subjectAtividade físicapt_BR
dc.titleO trabalho com idoso : organização didático pedagógica de educação física nos projetos de extensão universitáriapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000964639pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Físicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.graduationEducação Física: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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